Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Werther Duque Estrada (Cadeira No. 33)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 33 - Patrono: Antônio Felício dos Santos

Eleito: 26/11/1981 - Posse: 20/04/1982 -  sob a presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Saudado por: Dagmar Aderaldo Chaves

Antecessor: Dagmar Aderaldo Chaves

Falecido: 16/03/2001

Nasceu em 16 de julho de 1912, no Rio de Janeiro.

Em 1933, diplomou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciou-se na Oftalmologia como Interno do Serviço de Olhos do Professor Raul David de Sanson. Concluído o curso médico, dedicou-se aos Serviços de Olhos, Ouvidos, Nariz e Garganta da Policlínica de Botafogo e do Hospital São João Batista da Lagoa, ambos sobre a chefia do Professor David de Sanson.

Sua vida acadêmica inicial, entretanto, foi em Ciências Básicas. Em 1937 tornou-se Docente-Livre em Anatomia, em concurso de provas e títulos, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Dois anos mais tarde, foi designado Catedrático Interino de Anatomia em substituição ao Professor Fróes da Fonseca.

No ano de 1941, tornou-se Assistente na 1ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde funcionava a Cátedra de Clínica Oftalmológica da Universidade do Brasil, dirigida pelo Professor José Antônio Abreu Fialho. Em 1942, foi eleito Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e, no mesmo ano, diplomado pelo Conselho Nacional de Oftalmologia, hoje Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

No ano de 1955, mediante concurso de provas e títulos, tornou-se Docente-Livre da Faculdade de Ciências Médicas da Faculdade do Distrito Federal, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, também por concurso de provas e títulos, foi conduzido à Cátedra de Oftalmologia da mesma Instituição. Anos mais tarde, recebeu do Governo de Sua Majestade Britânica, através do Embaixador da Grã-Bretanha, Sir Leslie Fry, grande doação de instrumental oftalmológico, o que tornou o Serviço de Oftalmologia da UERJ, àquela época, o mais bem equipado entre os serviços do Estado.

Em 1977, foi aprovado para o cargo de Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Organizou e ministrou vários cursos, inclusive de demonstrações cirúrgicas, na especialidade. Proferiu inúmeras conferências, participou de aulas, mesas redondas e palestras em congressos nacionais e internacionais. Publicou inúmeros artigos científicos em revistas brasileiras e estrangeiras. Presidiu a Sociedade Brasileira de Oftalmologia no ano de 1951 e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia em 1964 e 1981.

Foi membro titular de várias Sociedades Oftalmológicas nacionais e internacionais. No ano de 1958, foi eleito Fellow da Academia Americana de Oftalmologia, título só alcançado anteriormente pelo eminente Professor Moacyr Álvaro, da Escola Paulista de Medicina. No Brasil, era o Delegado da Sociedade Francesa de Oftalmologia. Era também Membro da Academia Ophthalmologica Internationalis, constituída de apenas cinquenta membros vitalícios.

Na vida acadêmica recebeu inúmeras homenagens e distinções, como a Medaglia D'Oro G. Favarolo, em 1973, só concedida até então ao Professor Jules François.

Faleceu em 16 março de 2001, em Teresópolis, Rio de Janeiro, aos 88 anos.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150