Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Umberto Perrotta (Cadeira No. 21)

Membro Emérito

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 21 - Patrono: Fernando Ferreira Vaz

Eleito: 02/06/1988 - Posse: 09/08/1988 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Bernardo Henrique de Nunes Couto

Antecessor: Lucio Villa Nova Galvão 

Emérito: 09/04/2015 

Falecido: 01/11/2016

Nascido em Paola (Itália) em 22 de março de 1924. Graduou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Univarsidade do Brasil (1947), hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Seu curriculum é extenso e rico, sobressaindo os aspectos de atividades docentes e universitarias. Nesse setor sua vida se desenvolveu na faculdade Nacional de Medicina da UFRJ, onde galgou todas as etapas da vida universitária, desde o vestibular até a posição máxima de professor Titular de Clínica Cirurgica, que exerce desde 1981. Na grande listagem de posiçoes conquistadas, destacam-se duas livres docencias em Clínica Cirurgica e intensa atividade didática em nivel de pós-graduação, sobretudo de cursos de mestrados e doutorado em Cirurgia.

Vale ressaltar seu papel de orientador de 12 teses de mestrado e 6 de doutorado, estas todas de caráter experimental e a coodenação de curso de Pós-graduação em Geral, que já diplomou 92 alunos, sendo 71 em nível de mestrado e 21 de doutorado.

Ministrou 155 cursos. Participou como membro de bancas examinadoras 160 vezes, contando-se todos os níveis de avaliação universitária.

As publicações econtradas no curriculum compreendem duas teses de livre-docência, respectivamente sôbre úlcera perfurada e traumatismo intestinais, um capítulo de livro e 81 artigos publicados no Brasil de forma integral ou resumida. Ainda, 12 artigos de divulgação científica, publicados em imprensa leiga.

A participação em congressos e jornadas é extensa e contínua, com muitas apresentações em solo ou em colaboração. Igualmente a citação de mesas-redondas e simpósios é longa e pertinente ao interesse cientifico. Contam-se ainda 43 conferências e palestras proferidas em varios ambientes médicos do país.

A par das atividades universitárias, tem desenvolvido sua atividade cirurgica na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, ocupando posições técnico-administrativas importantes no Hospital Rocha Farias, no Moncorvo Filho e no Getúlio Vargas.

Faleceu em 1º de novembro de 2016.