Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Sylvio Fraga (Cadeira No. 05)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 05 - Patrono: Pedro Affonso Franco (Barão de Pedro Affonso)

Eleito: 26/10/1972 - Posse: 26/04/1973 - sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: José de Paula Lopes Pontes

Antecessor: Mário Pinotti

Falecido: 06/09/1997

Nasceu em 07 de abril de 1930, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de Armínio Fraga e Leopoldina de Souza Leão Fraga.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Completou sua formação de Clínica Médica como interno na 6° Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia- Serviço do Prof. J.J. Velho Silva.

Livre-Docente na Cadeira de Dermatologia e Diretor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Centro Dermatológico da Santa Casa de Misericórdia e Diretor do Departamento de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Sempre buscou seguir, no desempenho de suas atividades, a linha do Magistério. Paralelamente, desempenhou papel assistencial na Santa Casa de Misericórdia, onde chefiou a 26ª Enfermaria, local onde criou e dirigiu o curso de Residência por dois anos. Após a transferência da cátedra de Dermatologia da UFRJ para o Hospital Universitário do Fundão (Clementino Fraga Filho), o São Miguel da Santa Casa da Misericórdia manteve suas atividades graças a chefia exercida pelo professor Sylvio Fraga.

Participou de diversas sociedades científicas, nacionais e internacionais, podendo-se destacar a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Colégio Brasileiro de Angiologia - onde foi um dos Sócios Fundadores - e a Academia Brasileira de Medicina Militar.

Na Sociedade Brasileira de Dermatologia, atuou como Presidente da Secção da Guanabara, Bibliotecário, Secretário Geral, Tesoureiro e Vice-Presidente.

Integrou o corpo de editores da Revista Especializada Anais Brasileiros de Dermatologia, foi Consultor do Jornal de Pediatria e Editor Associado do “Journal of Cutaneous Pathology”, além de publicar dezenas de trabalhos científicos.

Participou de congressos nacionais e internacionais como Coordenador de Temas, Relator, Organizador de cursos intensivos, Organizador de Sessão Clinico-Patológica e apresentador de temas livres.

Pronunciou conferências, participou de Simpósios, mesas redondas e cursos de atualização.

Em 1971 foi nomeado Visiting Professor of Dermatology na Universidade de Alabama em Birmingham, onde no mesmo ano organizou o curso de Dermatologia Tropical.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Manifestações Cutâneas do Diabetes Mellitus”.

Faleceu em 06 de setembro de 1997.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150