Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Ruy Goyanna (Cadeira No. 26)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 26 - Patrono: Francisco Pinheiro Guimarães

Eleito: 02/10/1975 - Posse: 06/04/1976 - sob a Presidência de Edgard Magalhães Gomes

Saudado por: Mario Pinto de Miranda

Antecessor: Ugo Pinheiro Guimarães

Falecido: 14/01/1996

Nasceu em 09 de outubro de 1914, em São Paulo (SP).

Filho de José Cavalcanti de Castro Goyanna e Yolanda Carr de Castro Goyanna.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ), em 1935. Especializou-se em Urologia pela Clínica Mayo, em Minnesota, EUA, em 1945.

O Acadêmico iniciou sua carreira cirúrgica no Serviço do professor Ugo Pinheiro Guimarães, no Hospital Moncorvo Filho, da UFRJ, onde foi Assistente Efetivo, Chefe de Clínica, Professor Adjunto e Chefe de Departamento de Urologia (1946-1970).

Professor Titular de Urologia da Faculdade de Medicina da Fundação Educacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ. Integrou ainda a comissão que organizou o Hospital dos Servidores do Estado, do Rio de Janeiro, instituição da qual foi encarregado dos médicos residentes e membro da direção do centro de estudos.

Na Clínica Mayo foi Fellow de Cirurgia e em Urologia (1944) e primeiro assistente de Cirurgia Geral (1945 e 1946). Na instituição, obteve ainda o grau de “Master of Sciences”. Representou a Clínica em congressos científicos nos Estados Unidos e foi convidado a integrar a Sociedade Sigma XI. Retornando ao Brasil em 1946, reassumiu suas funções na Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dirigida pelo prof. Ugo Pinheiro Guimarães.

O Acadêmico foi Membro de diversas Sociedades Científicas, algumas das quais foi Presidente, como a Associação dos Médicos do Hospital dos Estrangeiros, a Sociedade Brasileira de Esterilidade e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, as duas últimas na Secção de Urologia.

Lecionou nos cursos oficiais ditados na Cadeira de Clinica Cirúrgica, participou de bancas examinadoras, nas provas finais e parciais, e em bancas para revalidação de diplomas. Uma de suas maiores contribuições foi a organização do Departamento de Urologia, instituindo cursos nos quais muitos residentes e estudantes receberam treinamentos completos e em nível elevado.

Publicou mais de 30 títulos de caráter universitário, recebeu prêmios e participou de diversas bancas examinadoras de concursos.

Em sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Drenagem por Nefrostomia e Sonda Modeladora na Cirurgia Reconstrutiva da Junção Uréto-pélvica e do Ureter”.

Faleceu em 14 de janeiro de 1996.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150