Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Raul David de Sanson (Cadeira No. 75)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Patrono da Cadeira No. 75

Eleito: 26/04/1923 - Posse: 15/10/1925 – Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Saudado por: Luiz do Nascimento Gurgel

Antecessor: Antonio Rodrigues Lima

Emérito: 14/11/1957

Falecido: 10/08/1962

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1947 a 1949

O Dr. Raul David de Sanson nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de fevereiro de 1887, filho de Henrique Pedro David de Sanson e D. Henriqueta David de Sanson.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1909, apresentando tese de doutoramento no ano seguinte cujo tema foi “Operação de Lagrange para prótese ocular”. Ainda estudante, foi auxiliar do Instituto Vacínico Municipal, em 1906 e 1907. Frequentou como interno, na Santa Casa de Misericórdia, as enfermarias de Domingos de Góes e Vasconcelos, Silvio Moniz, Almeida Magalhães e Miguel Pereira. Após a formatura, mudou-se para a Alemanha para frequentar aulas em clínicas de Hamburgo e da Universidade de Heidelberg.

Ao retornar ao Rio de Janeiro, especializou-se em Otorrinolaringologia e Oftalmologia junto ao Acadêmico Hilário de Gouvêa. Obteve, em 1920, após um concurso de provas e títulos, o título de Docente da Faculdade Nacional de Medicina.

Adiante fez outras especializações na Alemanha em Cirurgia Plástica e, ao retornar oficialmente ao Brasil, tornou-se chefe de vários serviços de Otorrinolaringologia no Rio de Janeiro, tais como da Policlínica de Botafogo, do Hospital São João batista da Lagoa, Hospital de Nossa Senhora da Saúde e da Fundação Gaffrée e Guinle.

Tornou-se Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, em 15 de outubro de 1925, apresentando Memória intitulada “Considerações sobre a técnica da intervenção de Killian”, e tornou-se Emérito em 1957. Ocupou vários cargos na diretoria e foi Presidente entre 1947 e 1949. Além disso, o Dr. Sanson é Patrono da Cadeira 75 da Secção de Cirurgia da ANM. Nesta gestão, teve o encargo de conseguir a doação de terreno para a construção da atual sede da Academia.

Foi também Professor Catedrático de Otorrinolaringologia das Faculdades de Medicina das atuais UFRJ e UERJ e o pioneiro na cirurgia do câncer de laringe e grande defensor da via externa no tratamento das sinusites fronto-etmoidais.

Foi fundador e Vice-presidente na primeira diretoria da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro, Membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Dermatologia e Sifilografia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, da Sociedade Francesa de Bronco-esofagologia, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Colégio Internacional de Cirurgiões, Membro Correspondente da Sociedade Belga de Otorrinolaringologia e Membro Honorário da Sociedade de Medicina de Petrópolis e da Sociedade Otorrinolaringológica do Uruguai.

Escreveu diversos trabalhos científicos e foi colaborador da “Revista Brasileira de Cirurgia”. Foi sócio da Academia Brasileira de Imprensa, admitido em 1943.

Em 1950, foi condecorado pelo governo francês com a Medalha da Legião de Honra da França.

O Dr. Sanson faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto de 1962.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150