Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Gilberto De Nucci (Cadeira No. 90)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 90 - Patrono: Oswaldo Gonçalves Cruz

Eleito: 02/10/2003 - Posse: 11/11/2003 - sob a presidência de Pietro Novellino

Saudado por: Roberto Soares de Moura

Antecessor: Waldemar Kischinhevsky

Nascido em 18 de março de 1958, em Campinas (SP).

Filho de Mário Nicola Justino De Nucci e Agueda Sarto De Nucci.

Graduou-se em 1981 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, onde também realizou seus primeiros estudos científicos, no Departamento de Farmacologia, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira. Graduou-se também em Farmácia pela Universidade Federico II de Nápoles em 2010.

Logo após a graduação em Medicina, mudou-se para Londres, onde trabalhou no Prostagladin Research Department do Wellcome Research Laboratories (1982-1986) sob a supervisão do Dr. Salvador Moncada, FRS. Defendeu tese de Doutorado (PhD) no Royal College of Surgeons da Universidade de Londres (1986). Na sequência, fez estágio de Pós-doutorado no William Harvey Research Institute do St Bartholomew's Hospital Medical College (1986-1989) sob a supervisão de Sir John Vane (Prêmio Nobel de Medicina 1982). Neste mesmo período, foi Professor Visitante do Dipartimento di Farmacologia da Universidade de Nápoles.

Em 1989, voltou ao Brasil e ingressou como Professor Livre-docente no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas. Seus estudos sobre a resposta inflamatória permitiram o desenvolvimento de novas estruturas químicas, que culminaram, em 1999, com o depósito da primeira patente de um anti-inflamatório sintetizado no Brasil e desenvolvido por uma indústria farmacêutica nacional.

Professor Titular dos Departamentos de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Criou, em 1997, a Unidade Analítica Cartesius no Departamento de Farmacologia da USP, responsável por aproximadamente 60% dos estudos de bioequivalência realizados no país.

Em 12 de setembro de 1999, foi classificado como o 4º pesquisador da área de bioquímica com maior número de citações internacionais, segundo registros do CNPq.

Membro titular da Academia Nacional de Farmácia desde 2009 e da Academia Brasileira de Ciências (secção Ciências Biomédicas) desde 2011. Em 2009, recebeu o título de Cidadão Emérito pela Câmara Municipal de Campinas.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Depois do Óxido Nítrico”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150