Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Pedro Estevam de Lima (Cadeira No. 80)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 80 - Patrono: Júlio Oscar de Novaes Carvalho

Eleito: 16/05/1991 - Posse: 30/07/1991 - sob a presidência de Rinaldo Victor De Lamare

Saudado por: Ermiro Estevam de Lima

Antecessor: Ermiro Estevam de Lima

Falecido: 16/09/1992

Nasceu em 3 de março de 1922, em Bezerro, Pernambuco.

Filho de Antonio Estevam de Lima e Ermira Rita de Lima.

Aos 12 anos de idade foi conduzido por seu irmão, o Professor Ermiro Estevam de Lima, para o Rio de Janeiro, onde lhe moldou a formação técnico-profissional. Cursou o Colégio Universitário, ingressando na Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil (atual UFRJ) e graduando-se em 1945.

Em 1943, começou a trabalhar no Museu Nacional Divisão de Antropologia, aí permanecendo 15 anos em atmosfera de pesquisa. Exerceu o cargo de Naturalista Auxiliar e Naturalista Interino, correspondendo ao cargo de Professor Titular. Desenvolveu pesquisas médico-antropológicas em indígenas brasileiros durante 8 anos, nos índios do rio Pindaré (Estado do Maranhão) e nos índios do rio Xingú (Estado do Mato Grosso do Sul).

Não obstante tais peculiares atividades, os anseios de ser médico jamais esmoreceram: em 1953 graduou-se em Medicina na então Escola de Medicina e Cirurgia, hoje UNIRIO. Dedicou-se aos estudos da Anatomia Humana, conquistando títulos de Livre Docência na UFRJ e na UFF, respectivamente em 1952 e 1953.

Frequentou o Serviço do Professor Ermiro de Lima na Santa Casa de Misericórdia, e em seguida no Hospital São Francisco de Assis. Ingressou no Hospital Servidor do Estado, ali permanecendo até sua aposentadoria.

Em 1963, após concurso de provas e títulos, galgou a Cadeira de Anatomia Humana, sendo nomeado Professor Titular da UFRJ, pela Faculdade de Odontologia. Com as reformas havidas, exercia atividades de Professor Titular de Anatomia na área médica, tendo sido por três vezes chefe do Departamento de Anatomia.

Conquistou o título de Livre Docente em Otorrinolaringologia na Faculdade de Medicina da UFRJ em 1968.

Na trajetória cientifica e profissional, foi aprovado em 8 concursos para Magistério Superior, sendo 3 destes para Professor Titular. Autor de 8 prestimosas teses, 53 cursos ministrados na área otorrinolaringológica, 30 trabalhos científicos publicados e 2 láureas outorgadas pela Academia Nacional de Medicina - a primeira conquistada em 1985, prêmio Academia Nacional de Medicina, com trabalho experimental em cobaias (colaboração com Professor Gerson Cotta Pereira); a segunda em 1989, prêmio Eduardo de Moraes, concernente à Otorrinolaringologia.

Integrou a primeira Diretoria da Associação Brasileira de Rinologia, como Tesoureiro.

Participou como Membro de Comissão Examinadora em 20 concursos, sendo em 05 para Professor Titular e os demais entre Livre-Docência e Mestrado.

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Honorário da Academia Brasileira de Odontologia; Efetivo da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro; da Sociedade Brasileira de Otologia; da Sociedade Brasileira de Rinologia; da Sociedade Brasileira de Anatomia e da Sociedade Brasileia de Antropologia. Membro Associado da Pan American Association of Otorhinolaryngology.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “O Seio Frontal – Considerações Anatômicas Clínicas e Cirúrgicas”.

Faleceu em 16 de setembro de 1992.