Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Paulo da Silva Lacaz (Cadeira No. 05)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 05 - Patrono: Pedro Affonso Franco (Barão de Pedro Affonso)

Eleito: 20/10/1960 - Posse: 24/08/1961 - sob a presidência de Olympio Oliveira Ribeiro da Fonseca

Saudado por: Adauto Junqueira Botelho

Antecessor: Heraldo Maciel

Faleceu: 17/05/1991

Nasceu no dia 27 de Janeiro de 1913, na cidade de Guaratinguetá (SP).

Diplomado em 1937 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Exerceu como aluno ainda, a monitoria de Química Orgânica do antigo Curso Pré-Médico (1934) e de Química Fisiológica (1935) bem como o internato , quando na Chefia do Laboratório Clínico de Clínica Psiquiátrica (1936 e 1937), cargo que obteve ao prestar brilhante concurso.

Em 1938 foi indicado para o cargo de Assistente da Cátedra de Química Fisiológica, função que desempenhou por 12 anos, acumulando-a com a Chefia do Laboratório, que correspondia à função de 1º Assistente.

Ainda no período acadêmico foi interno da Fundação Gaffrée e Guinle, do Hospital São Sebastião, da Casa de Saúde Pedro Ernesto e Vacinador da Saúde Pública.

Fez parte da Sociedade de Internos da Faculdade Nacional de Medicina, sendo presidente do Departamento Científico, onde pronunciou várias palestras e ao Diretório Acadêmico, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente.

Foi Livre Docente pela Faculdade Fluminense de Medicina (1942), pela Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnemanniano (1943) e pela Faculdade Nacional de Medicina (1943).

Conquistou, através de concurso público, primeiro a cátedra de Química Fisiológica da Faculdade Fluminense de Medicina (1947), que exerceu até 1952, afastando-se a seguir para ser empossado na Faculdade Nacional de Medicina, e na cátedra de Química Orgânica e Biológica da Faculdade Nacional de Farmácia (1948), à qual deu grande desenvolvimento.

Emprestou colaboração às Escolas de Enfermagem do Rio de Janeiro – Escola de Enfermeiras “Anna Nery” lecionando Química e da Escola de Enfermeiras do Estado do Rio de Janeiro, lecionando Química Mineral, Orgânica e Biológica.

Foi professor de Bromatologia e de Bioquímica da Nutrição, no Curso para Nutrólogos do Serviço de Alimentação e Previdência Social (SAPS).

Foi representante da Universidade do Brasil nos Congressos Internacionais de Bioquímica em Cambridge (1949), Paris (1952), Bruxelas (1955), Viena (1958) e Nova York (1961).

Visitou, em 1965, algumas importantes Universidades da Grã-Bretanha como as de Londres (University College), Hul, Edinburgh, Glasgow, Liverpool, Birminghan, Oxford e Cambridge, participando de seminários e discutindo problemas ensino e pesquisa. Tudo isso a convite do Conselho Britânico.

Pertenceu a diversas Sociedades Científicas dentre elas: American Association for the Advancement of Sciences; Biochemical Society; Sociedade Brasileira de Biologia (filiada a de Paris); Sociedade Brasileira de Bioquímica; Sociedade Brasileira de Química; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal e Societé de Chimie Biologique de France.

Em 1954 integrou a Comissão de Ensino da Associação Médica Brasileira (AMB) com os Professores Hilton Santos (Belo Horizonte), Jairo Ramos (São Paulo) e Ruy Miranda (Paraná) então responsáveis por um documento enviado ao Conselho Nacional de Educação.

Destacam-se entre seus inúmeros trabalho: Hidrocarbonetos cancerígenos e reação trifásica de Bendien-Lowe. 1942. Faculdade Fluminense de Medicina (Livre Docência); Alguns aspectos bioquímicos da convulsão cardiozólica. 2ª contribuição - Metabolismo das substâncias azotadas. 1943. Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil (Livre Docência); Contribuição ao metabolismo glicídico nas esquizofrenias. Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnemanniano. 1943. (Cátedra de Química Fisiológica); Contribuição para o estudo da diaminoxidase. 1947. Faculdade Fluminense de Medicina (Cátedra de Química Fisiológica); Contribuição para o estudo da beta-iminazoletilamina. 1947. Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil. (Cátedra de Química Orgânica e Biológica); Bioquímica dos compostos pteridínicos - contribuição para o estudo do ácido pteroil glutâmico A.P.G. e metabolismo dos amino-ácidos. 1952. Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, (Cátedra de Química Fisiológica); Porfiria eritropoiética (congênita); considerações bioquímicas. 1961. Academia Nacional de Medicina (Membro titular da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina); Nomenclatura de química orgânica em colaboração com os Professores Otto Roth e Álvaro Difini. 4º Congresso Brasileiro de Química, 1955 e Nomenclatura bioquímica, 1982.

Realizou algumas traduções de livros didáticos

Orientou inúmeras teses de mestrado e doutorado.

Recebeu como reconhecimento aos brilhantes serviços prestados à profissão os seguintes prêmios: Oswaldo Cruz (1941) pela Liga de Combate ao Câncer de São Paulo (em colaboração com o Dr. Edgard G. da Rocha) ;Von Meduna (1942) pela Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, e Alfred Zurzykowski, da Academia Nacional de Medicina (1985).

Ocupou o cargo de Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (1982).

Em 1983 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Faleceu em 17 de maio de 1991.


Faça o download de nosso APP

       

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150