Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Oscar da Silva Araújo (Cadeira No. 59)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 59 - Patrono: Raimundo Nina Rodrigues

Eleito: 11/08/1921 - Posse: 12/11/1925 - Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Saudador por: Luiz do Nascimento Gurgel

Antecessor: Joaquim Cardoso de Mello Reis

Falecido: 11/02/1942

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1886. Filho do Acadêmico Antonio José Pereira da Silva Araújo, Presidente da Academia Nacional de Medicina no período de 1897 a 1900.

Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese “Contribuição ao estudo de Bouba”. Sua tese foi considerada a mais completa dos até então publicadas sobre o assunto. Este seu trabalho inaugural teve larga repercussão, dentro e fora do país, tendo sido premiada pelo Governo Italiano, na Exposição Internacional de Higiene de Roma.

Atuou como assistente e chefe de Clinica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, inspetor de Profilaxia da Lepra e das Doenças Venéreas do Departamento Nacional de Saúde Pública, Departamento Nacional de Saúde Pública ocupou vários cargos de relevo e responsabilidade.

Contribuiu à medicina dermatológica escrevendo cerca de 180 trabalhos entre essas obras, teses, relatórios, dentre outros. Abordou quase todos os assuntos da especialidade, mas três assuntos eram de sua particular predileção: a bouba, a sífilis e a lepra, sobre os quais deixou escritos de indiscutível valor.

Sobre a bouba publicou “Subsídios ao estudo da Framboesia Tropica”, extenso trabalho descrevendo sobre a origem e à disseminação da bouba no Brasil.

Em 1928, em Nancy, representou o Brasil na reunião da Liga Nacional Francesa contra o Perigo Venéreo, tendo realizado, a seguir, em Paris, perante a Faculdade de Medicina impressionante Conferência foi repetida, com igual sucesso, em Nuremberg, na Sociedade Alemã para a luta contra as doenças venéreas.

Foi membro de conselhos, sociedades e associações nacionais e internacionais ocupando assim diversos cargos, tais como vice-presidente da Liga Internacional contra o Perigo Venéreo; vice-presidente da Liga Internacional de Leprologia; membro da Sociedade de Dermatologia e Sifilografia de Paris; membro da Sociedade de Dermatologia e Sifilografia de Buenos Aires; membro da Sociedade de Dermatologia e Sifilografia de Montevideo e Sociedade de Patologia Exótica de Paris, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sifilografia.

Candidatou-se à vaga aberta em razão do falecimento do Acad. Joaquim Cardoso de Mello Reis para Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. O plenário processou a eleição em 11 de agosto de 1921 e este foi empossado na sessão do dia 12 de novembro de 1925, sob a presidência Acad. Miguel Couto e saudado pelo Acad. Luiz Nascimento Gurgel.

Faleceu em 11 de fevereiro de 1942, em Rodeio, no Estado do Rio de Janeiro.

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi