Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Francisco Jose Barcellos Sampaio (Cadeira No. 92)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira  No. 92 - Patrono: Isaac Werneck da Silva Santos

Eleito: 10/08/1999 - Posse: 28/09/1999 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Sérgio D'Avila Aguinága

Antecessor: José Maria Pinto Barcellos

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 2015 a 2017

Francisco José Barcellos Sampaio nasceu no Rio de Janeiro em 04 de outubro de 1954.

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1989).

Foi eleito membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 19/08/1999, com apenas 15 anos de formado. Seu antecessor foi o Acadêmico José Maria Pinto Barcellos. Apresentou à Academia Nacional de Medicina a Monografia “Modificações Morfológicas e Bioquímicas do Gubernáculo durante a Migração do Testículo em Fetos Humanos”.

Tomou posse no dia 28/09/1999 tendo sido saudado pelo Acadêmico e ex-Presidente Sergio D’Avila Aguinága. A Comissão de Introdução ao plenário foi composta pelos Acadêmicos Fioravanti Alonso di Piero, Francisco Fialho, Mario Giorgio Marrano (Honorário), Roberto Soares de Moura, Gerson Cotta-Pereira e Fernando Pires Vaz. O Diploma foi entregue pelo Honorário Leônidas Cortes (Urologista mais antigo em atividade no País na ocasião).

A cerimônia foi presidida pelo Acadêmico Aloysio de Salles Fonseca, que fez magnífica saudação, como era do seu feitio, afirmando em um dado momento... “Duas personalidades distintas abraçando a mesma especialidade: Sergio Aguinága e Francisco Sampaio. E tão interessante e envolventes, são esses tutores da Urologia, que aqui tivemos e temos, um desfilar de Professores Titulares de Urologia de todo o País. Não me lembro nos meus muitos lustros de vida Acadêmica, ter tido a oportunidade de assistir a essa consagração dos Titulares da Especialidade a um novel Acadêmico. Não me recordo!Tenho certeza quase, que nos passos dessa Academia, nos últimos 50 anos, não tivemos tantos Professores Titulares da especialidade do recipiendário sentados à mesa da direção dos trabalhos. E sobraram alguns ainda no plenário!”.

É Professor Titular do Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por concurso público de provas e títulos, desde 1995, onde criou e coordena desde 1989 a Unidade de Pesquisa Urogenital (www.urogenitalresearch.org).

Pratica Urologia e possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia / Associação Médica Brasileira, por concurso de Provas e Títulos, desde 1987.

É Pesquisador 1A do CNPq (desde 1986, sem interrupção) e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ.

Possui inserção na orientação de pós-graduação stricto sensu, tendo orientado e co-orientado, desde 1990, 49 alunos de Mestrado, 37 alunos de Doutorado e 3 Supervisões de Pós-Doutorado. Na graduação orientou mais de 100 bolsistas de Iniciação Científica, de agências oficiais de fomento à pesquisa.

Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas - www.fisiocirurgiauerj.org), nota 5 da CAPES, e que representa uma integração excelente e profícua entre a Pesquisa Básica e várias Especialidades Cirúrgicas da UERJ, o que veio responder a um anseio antigo da comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Coordenador da Área de Medicina-III (Cirurgia) 2005-2007 e 2008-2011, CAPES / MEC. No período de 2004 - 2009 (disponível no Scimago), a área de Medicina-III passou no ranking de produção científica, da 17a. posição para a 8a. posição mundial.

Foi Editor Chefe do International Braz J Urol (www.brazjurol.com.br), revista oficial da Sociedade Brasileira de Urologia, de Janeiro de 2000 a Janeiro de 2010. No período a revista obteve todas as indexações (Scielo, PubMed e ISI/Web of Science) e passou a ser a revista número-1 no ranking das revistas de urologia, cirurgia e especialidades cirúrgicas na América Latina e Península Ibérica, tendo sido a 3ª revista de maior impacto em todas as especialidades médicas e biológicas no período.

É Membro do Corpo Editorial e Revisor ad-hoc de diversos periódicos internacionais de urologia, andrologia, cirurgia e morfologia nas áreas de rim, próstata, testículo, uretra, bexiga, litíase e oncologia.

Possui mais de 200 artigos científicos completos em revistas de circulação internacional, de impacto, indexadas no PubMed/Medline, um livro de Anatomia Urológica publicado nos EUA, New York, pela ThiemeVerlag, e dois livros publicados no Brasil sobre Anatomia Renal. Possui mais de 20 capítulos de livro no exterior e mais de 60 capítulos de livros no Brasil. Possui considerável captação de recursos, ininterrupta, há mais de 30 anos, junto às agências oficiais de financiamento à pesquisa.

 É professor visitante em diversas instituições de ensino superior.

Tem experiência na área de Morfologia e Urologia, com ênfase nos seguintes temas: rim, próstata, pênis, testículo, bexiga, uretra.

Alguns Prêmios e Homenagens:

1986 - Prêmio “´Frederico Froes”, Academia Nacional de Medicina.

1987 -1ª. COLOCAÇÃO NA PROVA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA pela Sociedade Brasileira de Urologia.

1987 – Prêmio e Medalha“Alberto Gentile”, pela Obtenção do 1o. lugar no Concurso para Título de Especialista em Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia.

1994 - Título de Amigo da Marinha, Hospital Naval Marcílio Dias.

1995 - Filme Premiado - "Conservative Surgery in Renal Cell Carcinoma, Anatomical Basis for Polar Resection", Video Urology Times (NY, USA).

1995 - Prêmio de 2º Melhor Filme com o vídeo intitulado "Ureteropelvic Junction Stenosis: Vascular Background For Safe Endopyelotomy", 7th VideoUrology World Congress, Tipei, Taiwan, Republica da China.

1999 - PARANINFO - Residentes de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

1999 - Prêmio Campos Freire (entre 1.100 Temas-Livre), XXVII Congresso Brasileiro de Urologia, RJ.

2000 - PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal de São Paulo.

2000-2010 - EDITOR-IN-CHIEF,International Braz J Urol.

2001 - Melhor Trabalho "Characterization of Glycosaminoglycans in the Human Pênis", VI Latin American Congresson Sexual Impotence, Rio de Janeiro, RJ.

2001 - Título e Medalha do Mérito Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2002 - PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2002 - PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.

2002 - Título e Medalha Tiradentes, Assembleia dos Deputados do Rio de Janeiro.

2003 - PROFESSOR VISITANTE, Disciplina de Urologia, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.

2003 - Moção, Unidade de Pesquisa Urogenital, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2004 - Melhor Trabalho experimental em Urologia, XVI Jornada Carioca de Urologia, Sociedade Brasileira de Urologia-Secção Rio de Janeiro.

2005 - PROFESSOR VISITANTE, Divisão de Urologia, Faculdade de Medicina, USP.

2005 - PARANINFO dos Formandos (Residentes e Pós-Graduandos - 2005) Disciplina de Urologia e Programa de Pós-Graduação em Urologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.

2007 - Homenagem Especial, Patrono da III Maratona Urológica do Rio de Janeiro.

2007 - Prêmio - CISTOSCÓPIO DE OURO - pela Contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Universidade de São Paulo - Divisão de Urologia da USP.

2008 – VISITING PROFESSOR, Division of Urology, University of Minnessota, USA.

2008 – VISITING PROFESSOR, Faculty of  Medicine Ramathibodi Hospital, Mahidol University, Bankok, Thailand.

2008 - Phaitun Gojaseni Lecture, HONORARY SPEAKER, 20th Thai Urological Association, The Thai Urological Association under the Royal Patronage. Faculty of Medicine Ramathibodi Hospital.

2008 - Prêmio Análise em Medicina 2008, Revista Análise. Mais Admirados pelos colegas de Especialidades.

2008 - Prêmio Henrique Rupp - pela contribuição Acadêmica e Formação de Discípulos, Instituto Albarran de Urologia.

2009 - Homenagem Especial. XI Congresso Nacional de Cirurgia Experimental.

2010 - Homenagem pelo trabalho realizado como Coordenador de Área - Cirurgia, Comitê de Avaliação da Medicina III, CAPES / MEC.

2011 - Best Poster, 26th Annual Congress of the European Urological Association, Viena, Austria.

2011 - Medalha Juscelino Kubitschek, da Sociedade Brasileira de Urologia.

2013 - Best Poster, 28th Annual European Congress of Urology, Milan, Italy.

2013 - Melhor trabalho de pesquisa básica, XXXIV Congresso Brasileiro de Urologia.

2014 - Best Poster, 29th Annual European Congress of Urology, Stockholm, Sweden.

Durante toda a vida acadêmica (últimos 32 anos) promoveu a integração básico-clínica-cirúrgica. No CNPq, possui bolsa de produtividade em pesquisa, ininterruptamente, desde 1986, tendo sido respectivamente pesquisador 3-C, 3-B, 3-A, 2-C, 2-B, 2-A, 1-C, 1-B, 1-A. É pesquisador 1-A desde 2001.

É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Secção de Ciências Aplicadas à Medicina (Cad. 92) desde 1999.

Na Academia Nacional de Medicina foi 1º. Tesoureiro (2001-2003), Presidente da Secção de Ciências Aplicadas (2009-2011), 1º. Vice-Presidente (2013 – 2015).

É o atual Presidente da Academia Nacional de Medicina (2015-2017). Há mais de 65 anos, a ANM não era presidida por um Membro da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina.

Currículo Lattes

Discursos da Cerimônia de Posse como Membro Titular - 1999

Memória para admissão “Modificações Morfológicas e Bioquímicas do Gubernáculo durante a Migração do Testículo em Fetos Humanos”

Discursos da Posse como Presidente da ANM - 2015