Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Olavo Nery (Cadeira No. 53)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 53 - Patrono: Heitor Pereira Carrilho

Eleito: 29/06/1978 - Posse: 17/08/1978 - sob a presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Antecessor: Ivar da Costa Rodrigues

Falecido: 27/05/1987

Nasceu em 19 de agosto de 1908, em Manaus (AM).

Filho de Evaristo Nery Pucu e Júlia Miranda Pucu.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ (1934).

Atou como Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina de Teresópolis (PESO), Professor Titular de Neurologia Pediátrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Livre-docente de Clínica Neurológica da UFRJ. Atuou também como Assistente de Clinica Neurológica do Professor Antonio de Moraes Austregésilo Filho.

Foi Chefe do Serviço de Neurologia e Fisioterapia da Obra de Assistência aos Portugueses Desamparados e do Ambulatório nº 6 da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Presidente Honorário da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil; Diretor do Hospital de Neuropsiquiatria Infantil do Ministério da Saúde; Consultor Médico do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Médico por concurso do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS); Neurologista do Instituto de Puericultura; Consultor Neurológico do Hospital Jesus e do Instituto Fernandes Figueira e Representante no Conselho Universitário dos Professores do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica.

Foi Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal; da Sociedade Internacional Contra Epilepsia; da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Honorário da Sociedade Argentina de Neurologia; Titular Fundador da Academia Brasileira de Neurologia, dentre outras.

Participou de congressos, simpósios, jornadas médicas, mesas redondas e sociedades como: “A Neurologia nos Estados Unidos”, da Sociedade Brasileira de Neurologia; “Psiquiatria e Medicina Legal”, em maio de 1950; “Tratamento da Meningite Tuberculose”, no Hospital Jesus, em setembro de 1951 e o Simpósio-Conferência “Aspectos Psiquiátricos e Sociais da Epilepsia”, da Associação Brasileira de Psiquiatria, em agosto de1967.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada "Infecções Pré-Natais".

Faleceu em 27 de maio de 1987.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150