Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Olavo Nery (Cadeira No. 53)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 53 - Patrono: Heitor Pereira Carrilho

Eleito: 29/06/1978 - Posse: 17/08/1978 - sob a presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Antecessor: Ivar da Costa Rodrigues

Falecido: 27/05/1987

Nasceu em 19 de agosto de 1908, em Manaus, Estado do Amazonas.

Filho de Evaristo Nery Pucu e Júlia Miranda Pucu, fez o curso secundário no Colégio Cearense e Liceu do Ceará. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1934).

Foi fundador e redator da Revista “Verdes Mares” do Colégio Cearense.

Foi Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal; da Sociedade Internacional Contra Epilepsia; da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Honorário da Sociedade Argentina de Neurologia; Titular Fundador da Academia Brasileira de Neurologia, dentre outras.

Atou também como: Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina de Teresópolis – PESO; Professor Titular de Neurologia Pediátrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC); Livre-docente de Clínica Neurológica da UFRJ; Assistente de Clinica Neurológica do Professor Austregésilo; Presidente Honorário da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil; Diretor do Hospital de Neuropsiquiatria Infantil no Ministério da Saúde; Consultor Médico do Ministério do Trabalho, Industria e Comércio; Médico por concurso do INPS; Neurologista do Instituto de Puericultura; Consultor Neurológico do Hospital Jesus e do Instituto Fernandes Figueira e Representante no Conselho Universitário dos Professores do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica.

Participou de congressos, simpósios, jornadas médicas, mesas redondas e sociedades como: “A Neurologia nos Estados Unidos”, Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, em maio de 1950; “Tratamento da Meningite Tuberculose”, Hospital Jesus, em setembro de 1951 e Simpósio-Conferência “Aspectos Psiquiátricos e Sociais da Epilepsia”, Associação Brasileira de Psiquiatria, em agosto de1967.

Candidatou-se à vaga de Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 21 de novembro de 1977, apresentando memória intitulada "Infecções Pré-Natais".

Publicou vários trabalhos ao longo de sua carreira.

Faleceu em 27 de maio de 1987.