Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Eliete Bouskela (Cadeira No. 94)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 94 - Patrono: Benjamin Franklin de Ramiz Galvão

Eleita: 20/05/2004 - Posse: 20/07/2004 - sob a presidência de Pietro Novellino

Saudada por: Antonio Paes de Carvalho

Antecessor: Jair Pereira Ramalho

Nasceu em 15 de fevereiro em Uberlândia (BH).

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973). Possui Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Doutorado em Fisiologia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

Começou sua carreira científica em 1969, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, testando soluções de perfusão, em fluxo constante, para a manutenção de coração isolado de mamíferos (preparação de Langendorff).

Trabalhou no Department of Physiology and Biophysics, University of Lund, Sweden, em março de 1987, inicialmente como Professora Visitante e mais tarde, após seu exame de Docência, em maio de 1992, como Professora Associada.

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Coordenadora Adjunta (área de Pesquisa Clínica) do curso de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (nível 7 da CAPES, Medicina I); Diretora de Tecnologia e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Integra o corpo editorial da Microvascular Research (Elsevier, San Diego, CA, USA, fator de impacto 2.126) e da Microcirculation (Wiley-Blackwell, Hoboken, NJ, USA, fator de impacto 2.565). Consultora dos Ministérios da Saúde (MS) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pesquisadora 1B do CNPq e coordenadora do Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade (CEMPO). Fundou, em 1994, o Laboratório de Pesquisas em Microcirculação (LPM) da UERJ e coordena o Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc), onde trabalha com pacientes e modelos experimentais a hipótese de que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular.

Membro Titular (Sessão Saúde) da Academia Brasileira de Ciências e Membro Titular (área Medicina) da European Academy of Sciences and Arts. Foi eleita em 2008 Membro da Academia de Medicina da França, consagrada como primeira mulher brasileira na história a lograr este título - fundada no ano de 1820, a agremiação francesa é a mais antiga e uma das mais tradicionais do gênero no mundo todo.

Revisora de artigos para Intensive Care Medicine; American Journal of Physiology: Heart and Circulatory Physiology; Atherosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology; Brain Research; European Journal of Pharmacology; British Journal of Pharmacology; Journal of Cardiovascular Pharmacology; Journal of Vascular Research; Critical Care; Hypertension; Neurotoxicity Research e outros.

Tem experiência na área de Fisiologia Cardiovascular (Microcirculação) e Pesquisa Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular na obesidade, resistência à insulina, choques séptico e hemorrágico e detecção precoce de risco cardiovascular usando métodos não-invasivos.

Presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho FAPERJ (nomeada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro eleita para o período 2013-2016).

Currículo Lattes

Agenda