Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Eduardo Moacyr Krieger (Cadeira No. 81)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 81 - Patrono: Eduardo Chapot Prévost

Eleito: 16/10/1997 - Posse: 07/04/1998 - sob a presidência de Jarbas Anacleto Porto 

Saudado por: Adib Domingos Jatene

Antecessor: Antonio Zappalá

Nascido em 27 de junho de 1928, em Cerro Lago (RS).

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1953.

Participou do programa para formação de fisiologistas criado iniciativa do Professor Rubens Maciel em 1954, criado por meio de um convênio entre a CAPES e a escola de fisiologia do Prof. Bernardo Houssay, prêmio Nobel de Medicina de 1947. Completou sua formação científica em Fisiologia Cardiovascular com o Professor W. Hamilton em Augusta, Geórgia (1956-1957).

No retorno para o Brasil, foi trabalhar na recém-criada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, no Departamento de Fisiologia, dirigido pelo neurofisiologista Professor Miguel Covian. Aí desenvolveu toda a sua carreira universitária, de Professor Assistente a Titular (1974), criando um grupo de fisiologia cardiovascular responsável pela formação de novos grupos.

Após a aposentadoria na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRPUSP, em 1985, trabalhou no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dirigindo uma equipe multidisciplinar de pesquisa até 2010. Em seguida, coordenou um Programa de Cardiologia Translacional do InCor.

Sua principal linha de pesquisa é o estudo dos mecanismos de regulação da pressão arterial em modelos de hipertensão experimental, principalmente os mecanismos neurogênicos. Descreveu um método de desnervação sino-aórtica no rato, que é empregado universalmente. Além disso, seus estudos sobre a adaptação dos pressorreceptores na hipertensão e na hipotensão são amplamente conhecidos.

Foi pioneiro na utilização do rato como modelo para estudos de regulação da pressão arterial no sono e no exercício, bem como no registro da atividade simpática, em condições fisiológicas.

Recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e de Professor honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências de 1993 a 2007.

Entre os prêmios e condecorações que recebeu estão Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, 1994; Comenda da Legião do Mérito do Engenheiro Militar, 1999; TWAS Medal Lectures - Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento, 2005; Prêmio Anísio Teixeira - CAPES/MEC – 2001; Prêmio Almirante Álvaro Alberto (Medicina e Saúde Pública) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1998; prêmio Lifetime Achievement - Interamerican Society of Hypertension, 1997; Mühlbock Award 2007. Laboratory Animal Science-ICLAS; prêmio SBC de Dedicação à Pesquisa - Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2005.

Diretor de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e Vice-presidente da Fundação de Pesquisa de São Paulo - FAPESP.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “A Regulação Exercida pelos Pressorreceptores sobre a Atividade Física e Tônica do Simpático”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150