Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Claudio Cardoso de Castro (Cadeira No. 74)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 74 - Patrono: Arnaldo de Moraes

Eleito: 26/04/2001 - Posse: 19/06/2001 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Paulo Henrique Murtinho Couto

Antecessor: João Cardoso de Castro

Nascido em 05 de fevereiro de 1944 no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de João Cardoso de Castro e Yedda Pereira de Castro.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (UFRJ) em 1966. Durante o curso médico, interessou-se pela cirurgia, mantendo estreito contato com a cadeira de Anatomia. Foi monitor voluntário de 1962 a 1966. Depois da Residência Cirurgia Geral, no Hospital Estadual Getúlio Vargas, optou pela Pós-graduação em Cirurgia Plástica, na PUC-RJ, onde também foi instrutor. Em 1985, recebeu o título de Mestre em Cirurgia Plástica na mesma Universidade.

Em 1969, foi nomeado Auxiliar de Ensino na Cadeira de Anatomia Humana, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 1973, foi transferido para a Cadeira de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Nesta ocasião, foi criado o setor de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde exerceu chefia.

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Estado do Rio de Janeiro desde 1986. Depois de 13 anos, com a criação das unidades de docentes assistências, foi nomeado para Chefe da Unidade de Cirurgia Plástica. Foi ainda Diretor da sessão de Cirurgia Plástica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Possui mais de 100 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e é autor de 15 capítulos em livros e autor de dois livros: Cirurgia do Rejuvenescimento Facial e Ritidoplastia – Arte e Ciência.

Pertence a várias sociedades médicas, tais como o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, American College of Surgeons, American Society for Plastic and Reconstructive Surgeons, American Society for Aesthetic Plastic Surgeons, International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Recebeu o prêmio José de Mendonça, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em 1982. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional do Rio de Janeiro (1994 - 95). Editor científico da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. (1998 – 2004).

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia plástica, ritidoplastia, rhytidoplasty, face lift e plastic surgery, cirurgia plástica das mamas e abdômen.

Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Cirurgia do Terço Inferior da Face e do Pescoço: Conotações Anato-Cirúrgicas”.

Currículo Lattes

Agenda