Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Luiz Felippe de Queirós Mattoso (Cadeira No. 83)

Membro Emérito

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 83 - Patrono: Vital Brazil Mineiro da Campanha

Eleito: 29/09/1983 - Posse: 29/11/1983 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por Paulo Frederico de Albuquerque

Antecessor: Paulo de Góes

Emérito: 01/09/2016

Nasceu em 04 de julho de 1937, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de Joaquim de Queirós Mattoso Filho e Helena Artheu Queirós Mattoso.

Graduou-se em Medicina em 1961, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Interno do Serviço de Radiologia do Hospital de Clínicas Manoel Quintela da Faculdade de Medicina em Montevidéu, Uruguai, 1961.

Residente Médico em Radiologia no Massachusetts General Hospital (1962-1965) tendo sido também professor da “School of Radiological Techniques”. Em abril de 1964, foi enviado como responsável pela Radiologia Diagnóstica e Radioterapia para o centro médico do “Oak Ridge Institute for Nuclear Studies”. Recebeu, pelos serviços prestados nesta unidade, o título de “Cidadão Honorário do Tenesse”. Professor Visitante do Serviço de Radiologia da Universidade da Califórnia (UCLA) (1972).

Chefiou o Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, onde criou a residência médica em Radiologia a partir de janeiro de 1966. Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis, da Escola Médica de Pós-Graduação Carlos Chagas e da Universidade do Estado o Rio de Janeiro – UERJ.

Em 1970, foi convidado a planejar, montar e dirigir o serviço de Radiologia da Clínica São Vicente, atividade que exerceu até 1978.

Foi um dos pioneiros em Radiologia Intervencionista e de novas modalidades de diagnóstico por imagem (US, TC, RM e PET-CT).

Foi homenageado como Médico do Ano pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro, em 2005.

É Membro de diversas instituições, entre as quais: Associação Médica Brasileira; Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Sociedade Brasileira de Radiologia; Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (por concurso); Sociedade Brasileira de Neuroradiologia; Radiological Society of North America, eleito em 1972; Honorário da Sociedade Portuguesa de Radiologia; Sociedade Brasileira de Angiologia; Sociedade Brasileira de Nefrologia; Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Estado do Rio de Janeiro; Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; “Alumni Association of the Masschusetts General Hospital – Harvard Medical School”.

Foi pioneiro no emprego de técnicas percutâneas de drenagem renal e de abscessos intra-abdominais.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Tomografia Computadorizada do Abdômen”.

Luiz Felippe de Queirós Mattoso torna‐se Membro Emérito na Academia Nacional de Medicina - Jornal do Brasil - 02 de setembro de 2016

Discurso da Cerimônia de  Posse Como Membro Titular  - 1983


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150