Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Luiz Eurico Ferreira (Cadeira No. 66)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 66 - Patrono: José Cardoso de Moura Brasil

Eleito: 20/11/1980 - Posse: 14/04/1981 - sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Hilton Ribeiro da Rocha

Antecessor: Nelson Moura Brasil do Amaral

Falecido: 09/11/1985

Nasceu em 20 de dezembro de 1925, São José dos Campos, (SP).

Filho de Joaquim Ferreira Carpintais e Lucrécia de Almeida Ferreira.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ em 1948. Foi Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor Titular de Oftalmologia da Escola de Medicina do Rio de Janeiro da Universidade Gama Filho por 20 anos, tendo ocupado também o cargo de Chefe do Serviço de Oftalmologia e Diretor do Hospital Universitário da UGF. Chefiou o Serviço de Oftalmologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também era Professor. Além disso, foi Livre Docente das Faculdades de Medicina da UFRJ, UERJ e UFF.

Em suas atividades privadas, além de sua Clínica, foi Diretor Presidente do Hospital Samaritano, ambos no Rio de Janeiro.

Foi autor das obras “Olho e diabetes”; “Fundo de Olho na Arteriosclerose e Hipertensão Arterial”; “Enciclopédia Médica Brasileira de Oftalmologia”; e “Curso Audiovisual Médico de Oftalmologia”. Publicou numerosos trabalhos em revistas nacionais e internacionais, além de ter participado e ministrado centenas de aulas e conferências em reuniões da especialidade.

Integrou várias sociedades científicas, dentre as quais o Colégio Brasileiro e Internacional de Cirurgiões, a Academia Americana de Oftalmologia e as Sociedades Francesa e Espanhola de Oftalmologia. Na Sociedade Brasileira de Oftalmologia, além de Membro Titular, foi Presidente e Diretor de vários departamentos.

Fundou, em 1970, o Instituto Brasileiro de Oftalmologia, primeira clínica a realizar exames complementares oftalmológicos no Brasil. Graças à sua atuação na presidência do 2° Congresso Luso-Hispano-Brasileiro de Oftalmologia, foram arrecadados fundos suficientes para a aquisição da atual sede da SBO.

Cirurgião habilidoso e grande empreendedor, foi pioneiro na introdução no Brasil do laser de rubi, da betaterapia, além de técnicas de cirurgia combinada de catarata e glaucoma e iridênclise periférica. Entre muitas homenagens que recebeu em vida, foi agraciado com a Medalha de Ouro Moacyr E. Álvaro, pela UNIFESP, pelo alto valor de sua contribuição à Oftalmologia Brasileira.

Em sua homenagem, foi batizada “Luiz Eurico Ferreira” rua em São José dos Campos, sua cidade natal.

Em sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Transplantes Penetrantes da Córnea".

Faleceu a 09 de novembro de 1985.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150