Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Josias de Freitas (Cadeira No. 38)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 38 - Patrono: Alfredo Alberto Pereira Monteiro

Eleito: 03/05/1962 - Posse: 29/11/1962 - Sob a presidência de Ugo Pinheiro Guimarães

Saudado por: José Ribeiro Portugal

Antecessor: Alfredo Alberto Pereira Monteiro

Emérito: 05/10/1995

Falecido: 25/04/2005

 

Nasceu em 10 de novembro de 1918, em Uberlândia, Minas Gerais.

Filho de Olímpio de Freitas Costa e Augusta Maria de Freitas. Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1942;

Interno do Serviço do Professor Jayme Poggi na Enfermaria de Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia; do Serviço do Professor Darcy Monteiro, na Enfermaria de Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia e do Serviço do Professor José Ribeiro Portugal, Enfermaria de Neurologia.

Membro da Academia de Cirurgia de Lion; da Associação Argentina de Cirurgia; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Professor Adjunto da Cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil; Professor Catedrático por concurso da 2ª Cadeira de Clínica Cirúrgica da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Professor Docente da Faculdade Fluminense de Medicina. Possuía seis Livre-docências, conquistadas por concurso, sobre Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Propedêutica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica.

Médico do Hospital Moncorvo Filho; Chefe de Instrumentação do Serviço do Professor Alfredo Monteiro, no Hospital Estácio de Sá; Médico Assistente Efetivo do Hospital Nossa Senhora do Socorro, Serviço do Professor Jorge de Moraes Grey (1974-1950); Chefe da Enfermaria de Mulheres da Sociedade Espanhola de Beneficência (1946-1949) Assistente de Cirurgia do Serviço do Professor Thomaz da Rocha Lagoa, na Beneficência Portuguesa. Chefe da Enfermaria de Homens e Mulheres da Casa de Saúde Santa Rita (1950); Chefe do Departamento de Cirurgia Experimental do Instituto de Ginecologia da Universidade do Brasil (1960). Médico Efetivo da Prefeitura do antigo Distrito Federal.

Presidente de Honra do Centro de Estudos Professor Alfredo Monteiro (CEPAM). Fundado em 1954, tenho sessões semanais clínico-cirúrgicas, no Hospital Moncorvo Filho.

Foi agraciado com o Prêmio José Mendonça, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Prêmio Alfredo Monteiro, pela Sociedade Acadêmica de Medicina e Cirurgia; Prêmio Armando Tajardo, pela Sociedade Brasileira de Ginecologia; Prêmio Brant Paes Leme, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e com o Prêmio Fernando Vaz, da Academia Nacional de Medicina.

Na ocasião de sua candidatura como Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Tratamento Cirúrgico do Blastoma do Estômago”.

Faleceu em 25 de abril de 2005.