Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Augusto Paulino Soares de Souza Netto (Cadeira No. 39)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 39 - Patrono: Augusto Paulino Soares de Souza

Eleito: 27/04/1989 - Posse: 23/05/1989 – sob a Presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Paulo Niemeyer Soares

Antecessor: Fernando Paulino Soares de Souza

Falecido: 13/05/2010

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 2001 a 2003

Nasceu em 13 de setembro de 1932, no Rio de Janeiro.

Filho de Augusto Paulino Soares de Souza Filho e Lilia Faria Soares de Souza. Vem de uma família de consagrados cirurgiões. Seu avô, Augusto Paulino Soares de Souza, deixou muitos discípulos, entre eles seus dois filhos, Augusto Paulino Soares de Souza Filho e Fernando Paulino Soares de Souza, ambos também ocupantes da Cadeira nº39. O legado da família para a medicina permanece vivo por meio de seus filhos, um deles cirurgião ortopedista, também Augusto Paulino.

Graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1956.

Livre Docente em Cirurgia Gastroenterológica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense; “Visiting Professor of Surgery” na Mount Sinai School of Medicine, nos EUA; Professor Titular de Cirurgia Geral da Escola Médica de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; “Visiting Professor” do Departamento de Cirurgia da University of Illinois College of Medicine; “Visiting Professor” do Departamento de Cirurgia também do Mount Sinai School of Medicine”; Professor Titular de Cirurgia Geral da Universidade Gama Filho e da Escola de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques no Rio de Janeiro.

Além disso, foi Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Serviço de Cirurgia da 13ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Esta última foi motivo de grande dedicação profissional e marcou a trajetória do notável médico.

Membro da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, Membro Titular Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia de Urgência; “Fellow” do “American College of Surgeons”; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Membro Fundador do “Collegium Internationale Chirurgiae Digestivae”; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; “Fellow” do American College of Gastroenterology”; Membro da “Societé Internationale de Chirurgie”; Membro Fundador do Colégio de Cirurgia Digestiva, São Paulo; “Fellow Member” da “InterAmerican Medical and Health Association”; Membro Fundador da Sociedade Brasileira do Pâncreas, na Santa Casa da Misericórida do Rio de Janeiro; Membro Honorário da Academia de Ciências Médicas da Romênia; da Academia de Medicina do Piauí; da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e da Academia Nacional de Medicina da França, em Paris.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Médico na classe de Oficial; Medalha de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à medicina brasileira. Recebeu Diploma e Medalha de Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; medalha Paulo Carneiro em homenagem ao seu centenário de nascimento oferecida pela UNESCO. Medalha de prata da Académie Nationale de Médecine da França e da Academia de Medicina de Portugal.

Na ocasião de sua candidatura a Membro titular da Academia Nacional de Medicina em 1989, apresentou a memória intitulada “Tratamento Cirúrgico das Hipoglicemias”. Foi eleito Vice-Presidente em1999 e tornou-se Presidente em 2001, exercendo o cargo até 2003.

Faleceu em 13 de maio de 2010, no Rio de Janeiro.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150