Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Augusto Paulino Soares de Souza Netto (Cadeira No. 39)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 39 - Patrono: Augusto Paulino Soares de Souza

Eleito: 27/04/1989 - Posse: 23/05/1989 – sob a Presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por: Paulo Niemeyer Soares

Antecessor: Fernando Paulino Soares de Souza

Falecido: 13/05/2010

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 2001 a 2003

O Dr. Augusto Paulino Soares de Souza Netto nasceu no Rio de Janeiro em 13 de setembro de 1932. Filho de Augusto Paulino Soares de Souza Filho e Lilia Faria Soares de Souza.

Doutorou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ).

Foi eleito Membro titular da Academia Nacional de Medicina em 1989 apresentando a Memória: “Tratamento Cirúrgico das Hipoglicemias”. Foi eleito Vice-Presidente em1999 e tornou-se Presidente em 2001, exercendo o cargo até 2003.

Foi Livre Docente em Cirurgia Gastroenterológica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense; “Visiting Professor of Surgery” na Mount Sinai School of Medicine, nos EUA; Professor Titular de Cirurgia Geral da Escola Médica de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; “Visiting Professor” do Departamento de Cirurgia da University of Illinois College of Medicine; “Visiting Professor” do Departamento de Cirurgia também do Mount Sinai School of Medicine”; Professor Titular de Cirurgia Geral da Universidade Gama Filho e da Escola de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques no Rio de Janeiro. Além disso, o Dr. Paulino Netto foi Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Municipal Souza Aguiar e do Serviço de Cirurgia da 13ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro; Membro da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, Membro Titular Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia de Urgência; “Fellow” do “American College of Surgeons”; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Membro Fundador do “Collegium Internationale Chirurgiae Digestivae”; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; “Fellow” do American College of Gastroenterology”; Membro da “Societé Internationale de Chirurgie”; Membro Fundador do Colégio de Cirurgia Digestiva, São Paulo; “Fellow Member” da “InterAmerican Medical and Health Association”; Membro Fundador da Sociedade Brasileira do Pâncreas, na Santa Casa da Misericórida do Rio de Janeiro; Membro Honorário da Academia de Ciências Médicas da Romênia; da Academia de Medicina do Piauí; da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e da Academia Nacional de Medicina de França, Paris.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Médico na classe de Oficial; Medalha de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à medicina brasileira. Recebeu Diploma e Medalha de Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; medalha Paulo Carneiro em homenagem ao seu centenário de nascimento oferecida pela UNESCO. Medalha de prata da Académie Nationale de Médecine da França e da Academia de Medicina de Portugal. Faleceu em 13 de maio de 2010.

Faleceu em 13 de maio de 2010.