Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jean Louis Alexandre Blanc (José Luiz Alexandre Blanc)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Eleito: 04/07/1846 - Posse: 04/07/1846 - sob a Presidência de Joaquim Candido Soares de Meirelles

Solicitou inscrição como candidato à admissão na Classe dos Membros Titulares em 10/06/1846, com a Memória intitulada: “O Ácido Valeriânico”.

Foi escolhido relator o Acadêmico Ezequiel Corrêa dos Santos e a eleição se processou em 1846, sendo que o parecer foi lido no expediente da sessão de 1846, pelo Acadêmico relator, quando foi adiada a eleição por falta de quórum.

O farmacêutico brasileiro, Ezequiel Corrêa dos Santos isolou o princípio ativo das cascas do Pau-pereira, em 1838, e o descreveu como sendo um alcaloide, denominando-o “pereirina”. A primazia da descoberta deste alcaloide, no entanto, foi discutida desde o início, ainda no âmbito do Brasil, pelos farmacêuticos franceses Jean Louis Alexandre Blanc e Jean Marie Souillé, que também estudaram a ação da pereirinha.

A prioridade da descoberta da pereirina por Ezequiel foi inúmeras vezes contestada. No âmbito brasileiro, a maior contestação partiu de Jean Louis Alexandre Blanc, farmacêutico francês residente no Rio de Janeiro, que estudou e isolou o princípio ativo do Pau-pereira na mesma época que Ezequiel.

O trabalho de Blanc foi analisado pelo médico De Simoni, cujo parecer foi publicado na Revista Médica Fluminense (1838). A pereirina obtida por Blanc apresentava características distintas da obtida por Ezequiel. Procurado pelo redator da revista, à época, para divulgar seus resultados acerca do isolamento do mesmo princípio ativo, Ezequiel negou-se a entregá-los e argumentou que um ano antes da descoberta de Blanc ele já tinha extraído a pereirina das cascas do Pau-pereira, e as tinha dado ao Dr. Luiz Francisco Ferreira para testá-la clinicamente (Rev Med Fluminense, 1838).

O Dr. Jean Louis Alexandre Blanc faleceu em 1869.

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi