Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

José Fernandes Pontes (Cadeira No. 07)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 07 - Patrono: José Pereira Rego (Barão do Lavradio)

Eleito: 20/09/1979 - Posse: 15/04/1980 - sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Paulo de Góes

Antecessor: Octávio Barbosa de Couto e Silva

Falecido: 26/12/2005

Nascido a 24 de fevereiro de 1915, em Pinhal, São Paulo.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP-SP. Doutorado em Medicina e Livre Docência em Clínica Médica pela mesma instituição. Sua opção pela Gastroenterologia foi motivada pela morte do pai, vítima de doença no sistema digestivo.

Na atuação profissional destacam os seguintes cargos e funções: Consultor e colaborador em pesquisa do Sistema Digestivo; principal organizador do Curso de Mestrado IBEPEGE e fundador do IGESP (1964) e IBEPEGE (1963).

Criou, em 1954, o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (Ibepege). Envolvendo alunos e profissionais da área da saúde de todo o Brasil e países da América Latina, o Ibepege formou muitos médicos nos conceitos da Medicina Psicossomática – que faz uma abordagem interdisciplinar e integrada das diversas áreas da saúde – tornando-se referência na educação médica brasileira e latino-americana. Lançou a revista trimestral Arquivos de Gastroenterologia, publicação oficial do Ibepege, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD).

Publicou muitas obras e artigos em conjunto com colegas das mais diversas áreas. Acreditando na relação médico-paciente acima de qualquer valor, Pontes diz que cuidava sempre do indivíduo como um todo, envolvendo diferentes especialistas, no que ele chama de “visão holística do homem”.

Movido pelo ideal de dar aos médicos uma formação mais responsável e socialmente preocupada com o indivíduo, criou o Núcleo de Estudos e Apoio à Família (Neaf), no qual reunia, semanalmente, profissionais da área da saúde, para discutir assuntos que envolvessem o doente e sua relação com a família, buscando formas de apoio ao paciente.

Na carreira acadêmica destacar destacam-se os seguintes cargos e funções: Representante dos livres docentes da FMSP (1948); Membro da Comissão Examinadora para Mestrado e Doutorado e de Professor Titular; orientador de teses de Mestrado e Doutorado para Professor Titular; Titular de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Sorocaba- Ciências Médicas e Biológicas (C.M.C.B) e Chefe de Departamento de Medicina da referida instituição e Professor Titular da Universidade Católica de São Paulo.

Membro Fundador da Associação Médica Brasileira; Membro Honorário estrangeiro da Associação Médica Argentina (1987); Membro Fundador da Associação Médica Latino Americana (1982); Membro fundador da Sociedade Brasileira e Mundial de Hepatologia (década de 1950), entre outras.

Publicou muitas obras e artigos em conjunto com colegas das mais diversas áreas.

Faleceu em 26 de dezembro de 2005.