Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Antonio Marcio Junqueira Lisboa

Honorário nacional

Mineiro de Leopoldina, nasceu em 1927. Formou-se em medicina pela Universidade do Brasil em 1950, especializou-se em pediatria e neonatologia. Atualmente, tem clínica privada. É membro das academias de Medicina de Brasília, Brasileira de Pediatria, Nacional de Medicina (honorário).

Consultor das revistas: Brasileira de Educação Médica, Pediatria Moderna, Comunicação em Saúde; conselheiro da Faculdade de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; membro da comissão de ensino médico da Academia de Medicina de Brasília.

Inúmeros foram os cargos ocupados no serviço público, sendo de destaque: chefe da clínica pediátrica (por eleição) da Maternidade e Policlínica Alexander Fleming, HSE, Rio de Janeiro (1958-59), onde também foi vice-diretor nos anos 1959-60; chefe da Divisão de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Brasília (UnB) (1967-75). Ainda na UnB, foi chefe do Departamento de Medicina Individual, do Departamento de Medicina Integral, do Departamento de Medicina Geral e Comunitárias e também coordenador de vários cursos na Faculdade de Ciências Médicas. Pediatra concursado com a classificação em primeiro lugar da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, em 1978. Trabalhou na unidade de pediatria, Hospital Regional de Taguatinga, Brasília, na década de 80. Na década seguinte, foi diretor da Divisão de Saúde Materno-Infantil, Ministério da Saúde.

Junqueira Lisboa recebeu inúmeros prêmios com destaque para a Medalha da Ordem de Rio Branco, recebida do Ministério das Relações Exteriores, grau de oficial, por relevantes serviços prestados (1988). Além disso, é fundador de quatro sociedades científicas e membro honorário de sociedades nacionais e internacionais da Costa Rica, Peru, Equador, Argentina, entre outras. Tem 10 livros publicados e é membro do corpo editorial de 12 revistas sobre saúde.

Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde, Junqueira Lisboa também contribuiu com o Centre International de l'Enfance de Paris; o Instituto Interamericano del Niño e do Centro Latinoamericano de Perinatologia y Desarrollo Humano, ambos em Montevidéu, entre várias outras colaborações com instituições nacionais.

Agenda