Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

José de Paula Lopes Pontes (Cadeira No. 18)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 18 - Patrono: Garfield Augusto Perry de Almeida

Eleito: 02/06/1966 - Posse: 15/06/1967 – sob a Presidência de Carlos Cruz Lima

Antecessor: Rubens de Siqueira

Falecido: 11/08/1992

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1985 a 1987

O Dr. José de Paula Lopes Pontes nasceu em Guaranésia, no Estado de Minas Gerais em 2 de novembro de 1912. Filho de José Lopes Pontes e de D. Calpurnia de Paula Pontes.

Doutorou-se em Medicina em 1933 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 15 de junho de 1967, apresentando Memória intitulada “Redução da Vida das Hematias na Cirrose Hepática”. Ocupou vários cargos em Diretorias e foi Presidente entre 1985 e 1987.

O Dr. Lopes Pontes foi Livre Docente em Clínica Propedêutica Médica na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), Professor Catedrático e depois Emérito de Clínica Médica da mesma Universidade, Diretor de sua Faculdade de Medicina, Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Escola São Francisco de Assis, da Policlínica de Botafogo e da 9ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Professor de Dietoterapia do Instituto de Nutrição e Professor do Curso de Pós-graduação em Nutrologia e Gastroenterologia. Além disso, foi Decano do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia e Nutrição e Diretor da Instituto de Nutrição Annes Dias do Estado da Guanabara.

Membro Fundador da Associação Brasileira de Escolas Médicas, Membro fundador da International Society for the Study of Liver Diseases, Membro associado da International Society of Internal Medicine, da American Gastroenterological Association e do American College of Physicians, e Presidente da Associação Latino-Americana de Academias Nacionais de Medicina. Lopes Pontes foi ainda Membro Honorário da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e Sócio correspondente da Academia Pernambucana de Medicina. Foi condecorado como Oficial da Ordem de Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Recebeu o Prêmio vocacional Valadão Pimentel pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, a Medalha Anchieta conferida pela Legião Brasileira de Assistência e a Medalha Clementino Fraga.

Faleceu em 11 de agosto de 1992.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150