Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

José Clemente Magalhães Pinto (Cadeira No. 98)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 98 - Patrono: Adolpho Frederico Luna Freire

Eleito: 13/05/1993 - Posse: 22/06/1993 - sob a presidência de Rinaldo Victor De Lamare

Saudado por: Newton Manhães Bethlem

Antecessor: Domingos de Paola

Falecido: 09/11/2000

Nasceu em 13 de maio de 1923, em Niterói (RJ).

Filho de José Pinto de Oliveira e Rosa Magalhães Pinto.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1947). Durante o curso foi interno de várias cadeiras de Medicina e de Cirurgia, tendo feito cursos, como de emergência, de anatomia patológica e de câncer. Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975).

Exerceu ainda atividades na então Prefeitura do Distrito Federal, tendo sido, por concurso, Técnico de Biologia e de Química. Dedicou-se cedo à Hematologia, à Radioterapia e à Imunologia.

Fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento, tendo sido bolsista na Argentina, nos Estados Unidos e na Inglaterra, além de outros países.

Fez toda a carreira universitária passando regularmente pelos cargos de Instrutor, Assistente, Professor Adjunto e finalmente Professor Titular da Disciplina de Medicina Nuclear da UFRJ, após Concurso de Títulos e Provas (1987), tendo sido o 1° Professor Titular em Medicina Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aposentou-se em 13 de maio de 1993.

Chefe do Departamento de Radiologia do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da UFRJ. Foi Professor de vários cursos de Pós-Graduação, em várias áreas ligadas à Medicina Nuclear.

Consultor da CAPES e da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Membro Titular e Fundador do Colégio Brasileiro de Hematologia; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia; da Sociedade Brasileira de Radiologia; da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear; da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica; Fellow do American College of Physicians; da Society of Nuclear Medicine e da International Society of Internal Medicine.

Membro pesquisador em instituições na América do Norte e na Inglaterra. Participou de numerosos Congressos no Brasil e no Exterior, tendo publicado numerosos trabalhos. Atuou como especialista em Medicina Nuclear em inúmeros serviços de diferentes especialidades.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Cobalaminas”.

Faleceu em 09 de novembro de 2000.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150