Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jorge Sampaio de Marsillac Motta (Cadeira No. 27)

Membro Emérito

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 27 - Patrono: Augusto Brandão Filho

Eleito: 29/08/1968 - Posse: 21/11/1968 – sob a presidência de Inaldo de Lyra Neves-Manta

Saudado por: Alberto Lima de Morais Coutinho

Antecessor: Mario Kroeff

Emérito: 27/10/1994

Falecido:  01/10/2001

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1989 a 1991

Nasceu em 30 de abril de 1911, em Dom Pedrito (RS).

Filho de Amâncio de Marsillac Motta e Thereza Sampaio de Marsillac.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1933.

Durante a graduação, fez seu treinamento profissional com o Dr. Heleno da Costa Brandão, um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi assistente da 1ª Cadeira de Clínica Cirúrgica e prestou seus serviços à Fundação Gaffrée Guinle.

O Dr. Jorge Marsillac foi um dos fundadores do Centro de Cancerologia, em 1938, anos mais tarde denominado Instituto Nacional de Câncer (INCA). Quatorze anos depois, foi responsável pela inauguração da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no INCA - a primeira no país para o atendimento específico de portadores de lesões neoplásicas nessas regiões do corpo. Constituiu, ainda, o organograma da nova Seção, graças à experiência adquirida no período de treinamento no Memorial Hospital, em Nova York, nos EUA. Em 1967, foi nomeado Diretor do INCA, que, em 1968, comemorou 30 anos e foi alvo de um primoroso programa de pesquisas.

Foi Assistente Residente do Memorial Hospital de Nova York, Membro do Conselho Nacional de Saúde, Membro Fundador da Fundação Napoleão Laureano (João Pessoa – PB), Presidente das Sociedades Brasileiras de Cancerologia, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos. Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar; da Academia Brasileira de Médicos Escritores; Titular e Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Professor Titular de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Médica de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), e da disciplina de Cancerologia da Escola de Medicina Souza Marques do Rio de Janeiro.

Membro da Ordem Nacional do Mérito Médico, Membro Honorário da Academia Brasileira de Farmácia Militar e Médico do Ano (1988) da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Participou de inúmeros congressos e mesas redondas no Brasil e no exterior, integrou comissões examinadoras de concursos e publicou centenas de trabalhos e artigos científicos. Foi laureado com inúmeros prêmios e homenagens.

Em 1991, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço instituiu o Prêmio “Jorge de Marsillac”, em homenagem à obra do Acadêmico que, além de introduzir a Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil, contribuiu ao longo de toda sua vida para a evolução da especialidade no país.

Em sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou Memória intitulada “Acidentes transoperatórios: complicações e sequelas”. Passou à categoria de Membro Emérito em 27 de outubro de 1994. Ocupou vários cargos da Diretoria e foi Presidente no biênio 1989-1991. Seu busto foi entronizado no hall de entrada do 7º pavimento da ANM.

Faleceu em 01 de outubro de 2001.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150