Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jorge Alberto Costa e Silva (Cadeira No. 43)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 43 - Patrono: Francisco Freire Allemão de Cisneiros

Eleito: 23/08/1984 - Posse: 02/10/1984 - sob a presidência de Aloysio de Salles Fonseca

Saudado por José Leme Lopes

Antecessor: João Ramos e Silva

 

Presidente da Academia Nacional de Medicina 2017-2019

 

Nasceu em Vassouras (RJ), em 26 de março de 1942. Psiquiatra, graduou-se  pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1966. Ex-presidente da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), da Fundação Internacional de Saúde Mental e da Associação Mundial de Psiquiatria Social (WASP); ex-diretor Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), é presidente do Instituto Brasileiro do Cérebro e diretor Internacional do Mental Illness Prevention Center, em Nova Iorque.

Na vida universitária, foi aprovado em concurso público de provas e títulos na Faculdade de Ciências Médicas da Uerj e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor titular de Psiquiatria da Uerj, onde foi diretor da Faculdade de Medicina. É professor também da Faculdade de Ciências Médicas Souza Marques e da Escola Médica da PUC do Rio. Foi ainda professor da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque e ex-diretor do International Center for Mental Health Policy da mesma cidade. Ex vice-chairman for International Affairs da Universidade de Miami.

O acadêmico pertence à Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), à Academia Brasileira de Filosofia, Academia Brasileira de Médicos Escritores, PEN Clube do Brasil, Academia Internacional de Ciências, Academia de Medicina da França, Real Academia de Medicina da Espanha e Ordem de Malta do Rio de Janeiro.

Durante a carreira profissional, Jorge Alberto Costa e Silva foi agraciado com os seguintes títulos e prêmios: Chevalier dans l’Ordre National du Mérite (República Francesa); Comenda do Mérito Médico (Ministro da Saúde – Brasil);Distinguished Fellow da Associação Americana de Psiquiatria; Medalha Clementino Fraga; Líder da Psiquiatria Mundial; Legião de Honra (Governo Francês); Doctor Honoris Causa da International Writers and Artists Association (IWAS) e Doctor Honoris Causa da Universidade de Assunção (Paraguai). Na ANM, ocupou a 2ª Vice-Presidência.

Currículo Lattes

Discurso de posse como Presidente da ANM - 2017