Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Joaquim Azarias de Brito (Cadeira No. 33)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 33 - Patrono: Antônio Felício dos Santos

Eleito: 22/05/1947 - Posse: 29/06/1947 - Sob a presidência de Antonio Austregésilo Rodrigues Lima

Saudado por: Genival Soares Londres

Antecessor: Roberto da Silva Freire

Falecido: 16/10/1952

Nasceu no dia 18 de maio de 1902 em Três Pontas, Estado de Minas Gerais. Filho de Azarias de Brito Sobrinho e D. Maria Adelindes de Brito.

Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1923 com a tese intitulada “Tratamento do Bócio Exophtálmico”.

Atuou como cirurgião adjunto do Hospital da Misericórdia, cirurgião da Assistência Pública do Rio de Janeiro, ortopedista assistente da Assistência Municipal, chefe de Clínica da 1º Cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade Nacional de Medicina, chefe de Clínica Cirúrgica no Hospital Pedro II, chefe de Clínica Cirúrgica da S.G.S.A., assistente estrangeiro de cirurgia na Faculdade de Medicina de Paris, chefe de cirurgia cardiovascular no Hospital Pedro Ernesto.

Como cirurgião do Hospital Souza Aguiar, em 1945, foi pioneiro da cirurgia cardíaca ao realizar o procedimento de ligadura do canal arterial.

Como acadêmico foi Livre Docente de Clínica Cirúrgica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, professor de Patologia Cirúrgica na Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo.

Foi membro de conselhos, sociedades e associações nacionais e internacionais, como por exemplo, foi membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; membro da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia; membro da Societé Internationale de Chirurgie (Bruxelas); membro correspondente da Société de Chirurgie de Paris; membro da Societé Internationale de Gastroenterologie; membro da Association Française de Chirurgie; Sócio da Sociedade Brasileira de Ginecologia; sócio da Sociedade Médica S. Lucas; sócio da Sociedade Brasileira de Urologia; membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia e membro do Colégio Internacional de Cirurgia; membro do Colégio Anatómico Brasileiro.

Candidatou-se à vaga aberta para Membro Titular em 1º de agosto de 1946, devido ao falecimento do Acadêmico Roberto da Silva Freire. A memória apresentada a Academia Nacional de Medicina foi “Esplenopatias e cirurgia”. Em 22 de maio de 1947 foi realizada a eleição e a posse se verificou em sessão presidida pelo Acadêmico Antônio Austregésilo, em 29 de junho de 1947, sendo a saudação proferida pelo Acadêmico Genival Soares Londres.

Faleceu em 16 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro.

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi