Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

João de Souza Gomes Netto (Cadeira No. 48)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 48 - Patrono: Márcio Philaphiano Nery

Eleito: 26/12/1901 - Posse: 26/12/1901 - sob a Presidência de Nuno Ferreira de Andrade

Antecessor: Luiz da Costa Chaves Farias

Falecido: 25/07/1943

Nasceu em 19 de janeiro de 1865, em Campos, no Estado do Rio de Janeiro. Filho de Vicente Gomes de Souza e de D. Luiza Gomes de Souza.

Durante a graduação, foi interno da primeira classe no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Em 1889, ofereceu seus serviços ao governo a fim de auxiliar aos delegados de higiene no combate à epidemia da febre amarela que assolava a população do Rio de Janeiro.

Depois do combate na antiga capital federal, foi enviado pelo governo para Campinas e Santos para erradicar a febre amarela que se espalhava no Estado. O chefe da Comissão de Higiene fundou um hospital de campanha na cidade de Santos contra as moléstias que se encontravam na região e o Dr. Gomes Netto permaneceu nesta instituição como interno até o fim da epidemia.

Retornando ao Rio de Janeiro em 1890, doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese intitulada “Febre Amarela”.

Em 1891, foi nomeado médico adjunto do Hospital da Ordem 3ª Penitência e, em 1896, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro o convocou para prestar serviços no município de Itaperuna, onde haviam casos de cholera-morbus (cólera).

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1901.

Membro de conselhos, sociedades, associações nacionais, podendo-se destacar sua atuação como membro da Irmandade de São Francisco da Penitência e membro da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.

Exerceu o cargo de professor assistente da cadeira de Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Faleceu em 25 de julho de 1943, no Rio de Janeiro.

Agenda