Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

João de Souza Gomes Netto (Cadeira No. 48)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 48 - Patrono: Márcio Philaphiano Nery

Eleito: 26/12/1901 - Posse: 26/12/1901 - sob a Presidência de Nuno Ferreira de Andrade

Antecessor: Luiz da Costa Chaves Farias

Falecido: 25/07/1943

Nasceu em 19 de janeiro de 1865, em Campos, no Estado do Rio de Janeiro. Filho de Vicente Gomes de Souza e de D. Luiza Gomes de Souza.

Durante a graduação, foi interno da primeira classe no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Em 1889, ofereceu seus serviços ao governo a fim de auxiliar aos delegados de higiene no combate à epidemia da febre amarela que assolava a população do Rio de Janeiro.

Depois do combate na antiga capital federal, foi enviado pelo governo para Campinas e Santos para erradicar a febre amarela que se espalhava no Estado. O chefe da Comissão de Higiene fundou um hospital de campanha na cidade de Santos contra as moléstias que se encontravam na região e o Dr. Gomes Netto permaneceu nesta instituição como interno até o fim da epidemia.

Retornando ao Rio de Janeiro em 1890, doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese intitulada “Febre Amarela”.

Em 1891, foi nomeado médico adjunto do Hospital da Ordem 3ª Penitência e, em 1896, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro o convocou para prestar serviços no município de Itaperuna, onde haviam casos de cholera-morbus (cólera).

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1901.

Membro de conselhos, sociedades, associações nacionais, podendo-se destacar sua atuação como membro da Irmandade de São Francisco da Penitência e membro da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.

Exerceu o cargo de professor assistente da cadeira de Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Faleceu em 25 de julho de 1943, no Rio de Janeiro.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150