Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

João Cardoso de Castro (Cadeira No. 74)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 74 - Patrono: Arnaldo de Moraes

Eleito: 12/11/1970 - Posse: 17/06/1971 - sob a presidência de Deolindo Augusto de Nunes Couto

Saudado por: Paulo Frederico de Albuquerque

Antecessor: Mário Negreiros Pardal

Emérito: 13/04/2000

Falecido: 25/06/2001

Nasceu em 15 de outubro de 1914, em Niterói (RJ).

Filho de João Thomé Cardoso de Castro e Idalina Cardoso de Castro.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1937).

Livre Docente de Anatomia Médico-Cirúrgica, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, pela Universidade do Estado da Guanabara; e de Anatomia Sistemática e Topográfica, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental na Faculdade Nacional de Medicina. Foi ainda Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Chefe de Serviço do Hospital Carlos Chagas e Assistente da Clínica Cirúrgica do Hospital Pedro Ernesto.

Membro de diversas Entidades Científicas, entre elas o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Ginecologia, Sociedade Brasileira de Anatomia e a Sociedade Brasileira de Gastroenterologia.

Atuou ainda como Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1965), do Centro de Estudos da Secretaria de Saúde e Assistência do Estado da Guanabara (1957) e do Centro de Estudos do Hospital Estadual Getúlio Vargas (1959).

Entre as dignidades que lhe foram outorgadas destaca-se: o grau de “Oficial” da Ordem do Mérito Médico (1967), o prêmio Armando Fajardo concedido pela Sociedade Brasileira de Ginecologia (1937) e, pelos serviços prestados à população do Rio de Janeiro, o título de Cidadão Carioca, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (1968).

Integrou numerosas bancas em todos os planos da hierarquia universitária, examinando, também, os Concursos para médicos e bolsistas acadêmicos da Superintendência de Serviços Médicos do Estado da Guanabara.

Participou de incontáveis congressos nacionais e estrangeiros, pronunciou numerosas palestras, aulas, lições e conferências, em todos os meios científicos do país. Realizou muitos simpósios e mesas redondas e publicou diversos trabalhos e teses de concurso, todas versando sobre importantes temas anátomo-cirúrgicos e constituindo uma valiosa bibliografia.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “ Duodenotemia Infraesocólica”.

Faleceu em 25 de junho de 2001.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150