Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jayme Specterow (Cadeira No. 27)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 27 - Patrono: Augusto Brandão Filho

Eleito: 25/05/1995 - Posse: 27/06/1995 - sob a presidência de Sergio D'Avila Aguinága

Saudado por: Inaldo de Lyra Neves-Manta

Antecessor: Jorge Sampaio de Marsillac Motta

Falecido: 19/10/2001

Nasceu em 02 de dezembro de 1933, em Belém (PA).

Filho de Leôncio Specterow e Sol Specterow.

Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas (1960). Especializou-se em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1971) e em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (1977). Obteve também título de Mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (1979) e Livre Docência em Cirurgia Gastroenterológica (1981).

Professor Assistente, Adjunto, Colaborador e Titular em diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal Fluminense, Faculdade Nacional de Medicina e Faculdades Integradas Castelo Branco. Foi integrante de comissões e grupos de trabalho entre 1965 e 1992 e também se dedicou às atividades de orientação e formação de discípulos.

Compôs comissões examinadoras (1966 a 1993) e orientou diversas teses em sua trajetória profissional. Participou também como autor, co-autor, moderador, colaborador, secretário e congressista de congressos, temas livres, simpósios, seminários, palestras e mesas redondas. Recebeu prêmios, elogios e dignidades ao longo dessa trajetória.

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Proctologia; Sócio Efetivo da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Sócio Efetivo da Sociedade de Cancerologia do Estado da Guanabara; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Sócio Efetivo do Instituto dos Centenários; Membro Titular da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro; Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar; Diretor Distrital da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro; Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina e Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Experimental.

Foi, por nove vezes, Presidente do Centro de Estudos do Hospital Estadual Carlos Chagas, além de Diretor do Departamento de Pesquisas e Publicações do IPGCC, Diretor Científico do SMCRJ e Secretário Geral da SOMERJ.

Redator da Revista Brasileira de Cirurgia; da Folha Médica; da Revista de Cirurgia do Corpo de Bombeiros e da Revista da Associação Médica Brasileira.

Em 1992, recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Lesões Traumáticas do Pâncreas”.

Faleceu na cidade do Rio de janeiro, em 19 de outubro de 2001.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150