Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jayme Specterow (Cadeira No. 27)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 27 - Patrono: Augusto Brandão Filho

Eleito: 25/05/1995 - Posse: 27/06/1995 - sob a presidência de Sergio D'Avila Aguinága

Saudado por: Inaldo de Lyra Neves-Manta

Antecessor: Jorge Sampaio de Marsillac Motta

Falecido: 19/10/2001

Nasceu em 02 de dezembro de 1933, em Belém (PA).

Filho de Leôncio Specterow e Sol Specterow.

Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas (1960). Especializou-se em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1971) e em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (1977). Obteve também título de Mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (1979) e Livre Docência em Cirurgia Gastroenterológica (1981).

Professor Assistente, Adjunto, Colaborador e Titular em diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal Fluminense, Faculdade Nacional de Medicina e Faculdades Integradas Castelo Branco. Foi integrante de comissões e grupos de trabalho entre 1965 e 1992 e também se dedicou às atividades de orientação e formação de discípulos.

Compôs comissões examinadoras (1966 a 1993) e orientou diversas teses em sua trajetória profissional. Participou também como autor, co-autor, moderador, colaborador, secretário e congressista de congressos, temas livres, simpósios, seminários, palestras e mesas redondas. Recebeu prêmios, elogios e dignidades ao longo dessa trajetória.

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Proctologia; Sócio Efetivo da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Sócio Efetivo da Sociedade de Cancerologia do Estado da Guanabara; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Sócio Efetivo do Instituto dos Centenários; Membro Titular da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro; Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar; Diretor Distrital da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro; Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina e Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Experimental.

Foi, por nove vezes, Presidente do Centro de Estudos do Hospital Estadual Carlos Chagas, além de Diretor do Departamento de Pesquisas e Publicações do IPGCC, Diretor Científico do SMCRJ e Secretário Geral da SOMERJ.

Redator da Revista Brasileira de Cirurgia; da Folha Médica; da Revista de Cirurgia do Corpo de Bombeiros e da Revista da Associação Médica Brasileira.

Em 1992, recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Lesões Traumáticas do Pâncreas”.

Faleceu na cidade do Rio de janeiro, em 19 de outubro de 2001.