Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jarbas Anacleto Porto (Cadeira No. 08)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 08 - Patrono: João Vicente Torres Homem (Barão de Torres Homem)

Eleito: 21/11/1985 - Posse: 29/04/1986 – sob a Presidência de José de Paula Lopes Pontes

Saudado por: Fernando João Baptista Coelho Pompeu

Antecessor: Décio Olinto de Oliveira

Falecido: 08/09/2006

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1997 a 1999

O Dr. Jarbas Anacleto Porto nasceu em Caruaru, no Estado de Pernambuco em 17 de fevereiro de 1921. Filho de Manoel Porto Filho e D. Auta Anacleto Porto.

Doutorou-se em Medicina em 1946 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ).

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 29 de abril de 1986 apresentando Memória intitulada “Lupo Eritematoso Profundo: Aspectos clínicos e Histopatológicos”. Ocupou vários cargos na Diretoria, e foi Presidente em 1997 e 1999.

O Dr. Jarbas Porto foi residente do Department of Dermatology and Syphilology do University Hospital da University of Michigan. Docente Livre da Faculdade Nacional de Medicina; Venereologista da Prefeitura do Rio de Janeiro; Médico e chefe do Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado (IPASE), Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Nossa Senhora da Saúde da Santa Casa da Misericórdia e da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Foi Fundador e Professor da Pós-graduação em Dermatologia no Instituto Carlos Chagas e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Foi também Professor Titular de Dermatologia da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, da Faculdade de Medicina de Vassouras, da Faculdade de Medicina de Valença e da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e do Departamento Dermatologia e Sifilografia da Escola de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – sendo também seu vice-Diretor.

Além disso, foi Emérito da Escola de Medicina de Vassouras; Membro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Dermatologia, das Academias Fluminense e Amazonense de Medicina; Life Member da American Academy of Dermatology e da New York Academy of Sciences. Presidiu a Associação Latino-Americana das Academias de Medicina (ALANAM) e fez realizar o seu conclave no Rio de Janeiro (1999).

Faleceu em 08 de setembro de 2006.