Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Jair Pereira Ramalho (Cadeira No. 94)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 94 - Patrono: Benjamin Franklin de Ramiz Galvão

Eleito: 12/06/1980 - Posse: 12/09/1980 - sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Antonio Paulo Filho

Antecessor: Nestor Moura Brasil

Falecido: 31/05/2003

Nasceu em 04 de março de 1921, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de José Barbosa Ramalho e Judite Pereira Ramalho.

Graduou-se em Odontologia pela UNIRIO e em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Especializou-se em Clínica Geral e Anatomia.

Professor Titular das disciplinas de Anatomia, Anatomia Comparada, Embriologia e Morfologia em diversas instituições. Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Valença. Diretor do Instituto de Antropologia da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, Diretor de departamento de Morfologia e Chefe de Serviço de Pesquisas do Instituto Anatômico Benjamin Baptista. Diretor da Unidade de Medicina da Superintendência de Serviços Médicos do Estado da Guanabara

Titular de diversas Organizações Científicas de Pesquisa e Ensino, nacionais e estrangeiras, de Anatomia e Antropologia. Foi Chefe do Departamento de Morfologia no Conselho Nacional de Pesquisas e Chefe de Equipe no Hospital Carlos Chagas, no Rio de Janeiro.

Participou efetivamente em congressos nacionais e internacionais, ministrou cursos, proferiu conferências e realizou pesquisas em diversos países.

Laureado pela Academia Nacional de Medicina com o Prêmio Benjamin Baptista (1962, 1966 e 1968). Laureado por Melhor Trabalho do Congresso promovido pela Academia Nacional de Medicina em 1966.

Prêmio Professor Frederico Eyer, pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1961); Placa de Prata em Homenagem pelos 25 anos de Magistério dedicado à Anatomia (1946-1971); Homenagem da Direção e do Centro de Estudos do Hospital Carlos Chagas no dia do Médico (1972); Homenagem dos Doutorandos da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1972); Homenagem do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Miguel Couto (1972). Recebeu também a Medalha de Bronze, como uma Homenagem dos Doutorandos da Faculdade de Medicina de Vassouras (1975).

Recebeu elogios na Folha de Serviços da sua atuação como Médico e Chefe de Equipe, no Hospital Carlos Chagas e na Direção das Unidade de Medicina da Superintendência de Serviços Médicos do Estado da Guanabara.

Foi Professor do Seminário Teológico Betel, do Rio de Janeiro e, na Academia Evangélica de Letras do Brasil, é o 1º Ocupante e Patrono da Cadeira 22.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Os coeficientes de correlação dos índices céfalo-faciais em índios no Brasil”.

Faleceu em 31 de maio de 2003.

Agenda

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150