Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Henrique Rodolpho Baptista (Cadeira No. 66)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 66 - Patrono: José Cardoso de Moura Brasil

Eleito: 08/06/1893 - Posse: 08/06/1893 - Sob a presidência de João Baptista de Lacerda

Nasceu em Santa Catarina no Estado do Rio Grande do Sul. Filho de Henrique Antônio Baptista.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1880, defendendo a tese intitulada “Pericardite”.

Depois de graduado atuou em sua especialidade, ginecologia e obstetrícia, em uma rendosa clínica privada na cidade do Rio de Janeiro e atuou como professor de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em 1888, devido a epidemia de varíola que assolava a população de Ilha Grande, foi nomeado Inspector de Hygiene da Provincia do Rio de Janeiro.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1893, com a memória intitulada “Cureta Esférica”.

Era um médico generoso, e oferecia seus serviços as mães pobres e seus filhos pelo interior do Estado do Rio de Janeiro. Segundo seu discípulo Dr. Roquette-Pinto, o Dr. Baptista socorria os necessitados “com o mesmo carinho que dispensava as grandes damas que vinham das fazendas de São Paulo e Minas, das estâncias do Rio Grande do Sul ou dos Engenhos de Pernambuco, para ter o seu parto assistido pelo Dr. Baptista”.

Em 1912 renunciou ao título de membro da Academia e para sua poltrona foi eleito, em o Acadêmico Sílvio Mário de Sá Freire. Com a passagem deste acadêmico para a classe dos Membros Eméritos, para a cadeira foi eleito, em 1938, com posse em 1939, o Acadêmico Nelson Moura Brasil do Amaral.