Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Helênio Enéas Chaves Coutinho (Cadeira No. 31)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 31 - Patrono: Antonio Augusto de Azevedo Sodré

Eleito: 26/05/1994 - Posse: 12/07/1994 - sob a presidência de Sergio D'Avila Aguinága

Saudado por: Antonio Luiz de Medina

Antecessor: Alípio Augusto Camelo

Falecido: 10/11/2011

Nasceu em 05 de dezembro de 1926, em Itaúna, Minas Gerais.

Filho de Antônio Augusto de Lima Coutinho e Nair Chaves Coutinho.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Posteriormente, foi médico interno do Chicago Memorial Hospital e médico residente do St. Luke’s Hospital em dois diferentes períodos.

Foi, ainda, Fellow do Departamento de Cirurgia da Universidade de Illinois e Primeiro Assistente do Serviço de Cirurgia Cardiovascular em Chicago.

Em 1953, no Saint Lukes Hospital, foi Cirurgião Assistente de seu mestre, o Dr. Ormand Julian, até mesmo na clínica particular. Voltando ao Brasil em 1958, radicou-se no Rio de Janeiro fazendo parte da equipe de Cirurgia Cardiovascular, dirigida pelo Acadêmico Fernando Paulino, ao lado dos doutores Domingos Junqueira de Morais e Waldir Jasbik. O Acadêmico foi, ainda, responsável pela operação do primeiro aneurisma da aorta abdominal, roto, no Hospital dos Estrangeiros.

Cirurgião Cardiovascular da Casa de Saúde São Miguel, atuando também no Hospital Silvestre por quase 40 anos. Diretor do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro em 1968.

Em 1970, juntou sua clínica com a do Acadêmico Antônio Luiz de Medina, criando uma das mais importantes escolas de Cirurgia Vascular do Brasil.

Membro Titular do American College of Surgeons, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Warren Cole Society, nos Estados Unidos e, por fim, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Publicou uma dezena de livros, entre os quais, “Tratamento Eletivo dos Aneurismas da Aorta Abdominal” e o conjunto de livros “Doenças da Aorta e seus Ramos”.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Tratamento Cirúrgico da Hipertensão Renovascular”.

Faleceu em 10 de setembro de 2011.