Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Heitor Chomet

Membro Titular

Secção de Medicina

Eleito: 13/04/1863 - Posse: 18/05/1863 - sob a Presidência de Antonio Felix Martins (Barão de São Felix)

Saudado por: Antonio Felix Martins (Barão de São Felix)
 

Dr. Heitor Chomet doutorou-se na Faculdade de Medicina de Paris e validou sua prática médica na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Pioneiro exercendo tal especialidade sobre moléstias das mulheres das vias genito-urinárias e venéreas. Possuía um consultório na Rua do Sabão número 136, no qual atendia suas pacientes e disponibilizava tratamentos via correspondências para doentes de fora.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1863 apresentando a memória intitulada "Da Gangrena periódica nas mulheres e considerações preliminares sobre a etiologia das moléstias em geral e da Gangrena em particular”.

Foi escolhido relator o Acadêmico Nicolau Joaquim Moreira no qual apresentou o parecer em 16 de março de 1863. A eleição pelo plenário teve lugar na sessão de 13 de abril de 1863. No expediente da reunião de 11 de maio de 1863 foi lida a aprovação imperial.

A posse se realizou na sessão de 18 de maio de 1863, sob a presidência do Acadêmico Antonio Felix Martins, que convidou os Acadêmicos José Pereira Rego e Pedro Autran da Matta e Albuquerque Júnior, para conduzir ao recinto o novo Titular. A saudação acadêmica foi proferida pelo Presidente da sessão.

Escreveu vários livros sobre o assunto, destacando-se “De la santé des femmes”, “Conseils aux femmes sur leur santé el sur leurs maladies”, “Guia theorica e pratica das moléstias venereas” e "Moléstias das mulheres e das vias genito-urinárias... tão comuns e tão rebeldes no Brasil".


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150