Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Gilberto Schwartsmann (Cadeira No. 15)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 15 - Patrono: Clemente Miguel da Cunha Ferreira

Eleito: 02/05/2002 - Posse: 04/06/2002 - sob a presidência de Augusto Paulino Soares de Souza Netto

Saudado por: Hiram Silveira Lucas

Antecessor: Mario Rigatto

Nasceu em 18 de agosto de 1955, em Passo Fundo (RS).

Filho de Simão Schwartsmann e Maria Safra Schwartsmann.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), em 1980. Possui especialização em Oncologia Clínica pela Middlesex Hospital University College Royal Marsden Hospital (1983), doutorado em Farmacologia de Drogas Anticâncer pela Free Universtity Hospital (1988), pós-doutorado pela Organização Européia para Pesquisa e Desenvolvimento de Drogas Anticâncer (1991), aperfeiçoamento em especialização pela European Organization for Research and Treatment of Cancer (1991) e aperfeiçoamento em especialização pelo US National Cancer Institute (1992).

Professor pesquisador do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da UFRS, instituições nas quais trabalha para o desenvolvimento de drogas anticâncer. No HCPA, ministra a disciplina de Oncologia Básica na graduação e dá aulas no curso de pós-graduação. É Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Terapêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O oncologista ainda acumula as funções de diretor do Instituto de Oncologia Kaplan do Rio Grande do Sul e a de presidente da Fundação SOAD de Pesquisas do Câncer. Desde 1993, faz parte do Conselho do Instituto do Câncer Infantil do RS, do qual é Membro Fundador.

Publicou três livros e possui cerca de 200 artigos originais listados no PubMed, além de cerca de 2000 citações no ISI Citation Índex. Detentor de sete patentes na área de novos medicamentos e testes diagnósticos em Oncologia.

Orientou mais de 60 dissertações e/ou teses de doutorado em Oncologia pela UFRGS.

Recebeu diversos prêmios e títulos, entre eles, o Prêmio Carmen Prudente (2004), da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica; o Prêmio Walter Guezzi (2003), durante a Jornada Gaúcha de Coloproctologia e o Prêmio Destaque em Pesquisa (2001), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Faz parte do corpo editorial das seguintes publicações: The Lancet Oncobiology, Recent Patents in Anti-Infective Agents, Session of Oncology, Revista da Associação Médica Brasileira. É membro de inúmeras instituições nacionais e internacionais, como a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, a European Society of Medical Oncology, a American Society of Clinical Oncology, a Real Academia de Medicina da Espanha, a Sociedade Argentina de Oncologia Clínica e a Sociedade Latino-Americana de Oncologia Médica (membro fundador). Membro do Conselho da Fundação Iberê Camargo e Vice-Presidente da 10ª Bienal do Mercosul.

Diretor Médico e Sócio Fundador do Instituto de Oncologia Kaplan. Foi o primeiro latino-americano a ser diretor do New Drug Development Office da European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC). Faculty Member da European Society of Medical Oncology; Doutor Honoris Causa pela USAL, Buenos Aires, Argentina, e Médico do Centro do Câncer do Hospital Ernesto Dornelles. É cidadão honorário das cidades de Porto Alegre, Canoas e Barra do Ribeiro, Rio Grande do Sul.

No dia 25 de março de 2014, a Direção da Fundação Médica do RS, órgão representativo dos docentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou cerimônia comemorativa à criação da bolsa de estudos Professor Gilberto Schwartsmann.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Experiência com Uso de Talidomia em Pacientes com Mielanoma Múltiplo e Tumores Sólidos Avançados Refratários”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150