Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Gerardo Magella Bijos (Cadeira No. 97)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 97 - Patrono: Augusto Cezar Diogo

Eleito: 04/11/1943 - Posse: 27/07/1944

Saudado por: Abel Elias de Oliveira

Antecessor: Júlio Eduardo da Silva Araújo

Falecido: 09/01/1973

Nascido a 04 de dezembro de 1908, em Abre Campo (MG). Filho de José Joaquim Fernandes Bijos e D. Balbina Guimarães Bijos. Graduou-se pela Faculdade de Farmácia de Leopoldina em 1926.

Oficial farmacêutico da Aeronáutica; Bacharel de Ciências Jurídico-Sociais; Assistente Militar de Farmacologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Brasil; Instrutor da Escola de Saúde do Exército; Diretor do Curso de Defesa Civil anti-atômica.

Membro fundador, titular e emérito da Academia Brasileira de Medicina Militar, que presidiu entre os anos de 1963 e 1971. Membro da Associação Brasileira de Farmacêuticos, membro da Sociedade Brasileira de Química, membro da Associação Mineira de Farmacêuticos, membro da União Farmacêutica de São Paulo, membro da Sociedade de Farmácia da Bahia. Membro do Colégio de Química e Farmácia da Colômbia, membro da Associação Escola de Química e Farmácia da Universidade Central da República do Equador. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal, da Academia Valenciana de Letras.

Membro fundador da Academia Nacional de Farmácia, da União Química e Farmacêutica Sul-americana, da Associação Brasileira de Medicina Aeronáutica e do Instituto Brasil-Paraguai.

Chefe das Secções de Hipodermia e Bioquímica do Hospital Central do Exército; Presidente da Comissão de Padronização de Medicamentos da Aeronáutica.

Membro da comissão redatora dos Anais do Hospital Central do Exército e da Revista Médica da Aeronáutica; Diretor responsável da Revista de Química e Farmácia.

Diretor do Laboratório de Análises Magella Bijos Ltda.; Representante do Exército e da Aeronáutica em diversos certames nacionais e internacionais; Diretor do Serviço de Produtos Profiláticos do Ministério da Saúde.

Foi agraciado com os prêmios Granado, Domingo de Barros, Instituto Medicamenta, e do Hospital Central do Exército. Possuía as seguintes medalhas: Proclamação da República, Cruz Vermelha Brasileira, Ruy Barbosa, Atlântico Sul, Barão do Rio Branco e Maria Quitéria.

Na ocasião de sua posse na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Métodos de Doseamento das Sulfas e Sulfonas nos Líquidos Biológicos”. Na instituição, foi Presidente da Secção de Farmácia (1949-1951).

Falecido a 09 de janeiro de 1973, velado na Capela do Cemitério de São Francisco Xavier (Caju). No ato do sepultamento, falaram o Acadêmico Benjamin Vinelli Baptista, Presidente em exercício da Academia Nacional de Medicina e pelo Colégio Anatômico Brasileiro; o Acadêmico Olívio Vieira Filho, pela Academia Brasileira de Medicina Militar e o Acadêmico Raul Pitanga Santos, em nome de seus amigos e admiradores.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150