Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Faustino Monteiro Esposel (Cadeira No. 58)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 58 - Patrono: Aloysio de Castro

Eleito: 17/11/1927 - Posse: 24/05/1928 – Sob a presidência de Miguel de Oliveira Couto

Saudado por: Joaquim Moreira da Fonseca

Antecessor: Theóphilo de Almeida Torres

Falecido: 16/09/1931

Nasceu em 24 de outubro de 1888, no Rio de Janeiro. Filho de João Paiva dos Anjos Esposel e de D. Maria Joaquina Monteiro Esposel.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1910, defendendo tese intitulada “Arteriosclerose Cerebral” e foi contemplado com uma viagem à Europa, onde teve oportunidade de estudar com Jules Déjerine e Joseph Babinski.

Fez parte da missão médica brasileira que foi à Europa durante a I Grande Guerra em 1918. Como representante do Brasil participou de congressos na Europa e na América do Sul. Foi organizador e secretário-geral da Segunda Conferência Latino-Americana de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal. Apresentou em Paris, em 1919, substancioso relatório ao chefe da Missão Médica Brasileira sobre a epidemia de gripe no Hospital Brasileiro. Recebeu honroso diploma do curso oficial de Pierre-Marie, assinado por este famoso professor e pelo decano da Faculdade de Paris, professor Roger.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1927 apresentando memória intitulada “Em torno do sinal de Babinsky”.

Em sua atuação como docente destacam-se os cargos de livre-docente e assistente de Clínica de Doenças Nervosas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, professor substituto da Seção de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, professor de Neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina, professor substituto de Medicina Pública na Faculdade de Direito Teixeira de Freitas.

Ao longo de sua carreira médica esteve à frente de cargos como chefe de Serviço na Policlínica de Botafogo e no Sanatório de Botafogo, médico do Hospício Nacional, adjunto do Hospital da Misericórdia, médico da Associação dos Empregados do Comércio e Sanitarista, portador por concurso do título de docente de Higiene da Escola Normal do Rio de Janeiro.

Entusiasta dos esportes e da educação física, que sempre cultivou, pertenceu a associações esportivas em que exerceu cargos técnicos, administrativos e foi presidente.

André Luiz é o nome atribuído pelo médium e filantropo brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada. De acordo com o jornalista e espírita Luciano dos Anjos, a personalidade André Luiz foi o médico carioca Dr. Faustino Monteiro Esposel.

Faleceu em 16 de setembro de 1931, no Rio de Janeiro.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150