Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Sessão de 05 de Setembro de 2019 – ANM e a Telemedicina

Após o intervalo, teve início a segunda mesa da quinta-feira, a Conferência “Telemedicina – Correção Cirúrgica Intra Uterina das Mielomeningoceles Fetais - Experiência Pioneira da Maternidade Escola da UFRJ e do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer” realizado pelos Acadêmicos Jorge Rezende Filho e Paulo Niemeyer Filho.

O evento é iniciado com o Prof. Chao Lung Wen da USP, que expôs o tema “Ecossistema de Saúde Conectada com Telemedicina”. Ele afirmou que a telemedicina não é uma ferramenta, mas sim um método investigativo baseado em recursos interativos digitais que amplia os cuidados e melhora logística de serviços de saúde aos pacientes. Elucida que a medicina conectada visa o aumento da eficiência de processos num nível institucional e eficiente de saúde, que auxiliado a humanização dos mesmos, contribuirá para avanços na área.

Em seguida, o Dr. Jair Braga apresenta “Correção Cirúrgica Intra Uterina das Mielomeningoceles Fetais: Experiência Pioneira da Maternidade Escola da UFRJ e do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer”, onde abordou um estudo randomizado que afirma que não há maiores benefícios para com o paciente feita cirurgia após o parto; quanto mais cedo a operação da mielomeningoceles ocorrer, melhores são os resultados.

A última palestra foi realizada pelo Dr. Gabriel Mufarraj do Instituto Estadual do Cérebro, que apresentou a temática “Reconstrução Microcirúrgica Intrauterina da Mielomeningocele Fetal”. Afirmou que a mielemeningocele é um defeito de fechamento do tubo neural com exposição da medula espinhal e raízes na cauda equina, que necessita de fechamento imediato, e os pacientes lidarão com complicações para o resto da vida. As crianças são extremamente beneficiadas pela neurocirurgia fetal, aumentando assim qualidade de vida.


Faça o download de nosso APP

       

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150