Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Eleuthério Brum Negreiros (Cadeira No. 52)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 52 - Patrono: Paulo de Figueiredo Parreiras Horta

Eleito: 20/09/1979 - Posse: 06/11/1979 - sob a Presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Deolindo de Souza Gomes Couto

Antecessor: René Laclette

Falecido: 19/11/1996

Nasceu em 08 de janeiro de 1921, no Rio Grande do Sul.

Graduou-se me Medina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil em 1943. Foi interno do Serviço de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, chefiado pelo grande mestre Annes Dias. Assim. Obteve excelente base de Medicina Geral, adquirida ao longo de sua passagem por este serviço - um dos melhores, senão o melhor do país naquela época.

Após sua formatura, deslocou-se para Nova York, onde realizou longo estágio, adquirindo o que de melhor se conhecia naqueles dias sobre a imunopatologia alérgica. No New York Skin and Cancer, departamento da New York University, recebeu e absorveu os ensinamentos do Professor Marion Sulzberger, e de seu não menos notável sucessor, Professor Rudolf L. Baer, dos quais o médico brasileiro se tornou amigo.

O Acadêmico foi fundador de várias Sociedades, participou de cerca de 50 congressos internacionais, incontáveis nacionais, apresentou vários trabalhos e publicou quase 200, com destaque especial para seu livro: “Alergia para clínicos e pediatras”, foi coautor de outros e incentivador de várias atividades científicas.

Foi Sócio Fundador da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia em 1946.

O Professor Brum Negreiros fundou a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro em 1952, onde criou um ambulatório especializado no atendimento aos portadores de doenças alérgicas e implantou o primeiro serviço universitário especializado em Alergia no Brasil. Neste Serviço foram formados inúmeros médicos especialistas em Alergia e Imunologia, hoje renomados, no Brasil e na América Latina.

Foi também Benemérito do clube Botafogo de Futebol e Regatas.

Sua memória para a Academia Nacional de Medicina, intitulada “Atopia - Conceito, Clínica, Imunologia e Tratamento”, foi considerada pelos doutores examinadores Rubem David Azulay, Bernardo Couto e Nicola Caminha uma contribuição científica de grande valor no terreno da Imunologia Clínica.

Entre as inúmeras láureas que recebeu, é possível destacar o Prêmio Hélion Póvoa (1951); o International Association of Allergy Achievement Award (1974) e a de Cavaleiro da Ordem do Infante Don Henrique (Portugal).

Foi Presidente de Honra do XX Congresso Brasileiro de Alergia em 1986, no Rio de Janeiro, e recebeu, em 1991, a maior distinção que a Academia Nacional de Medicina outorga a médicos nacionais ou estrangeiros, o Prêmio Alfred Junikowsky.

Faleceu em 19 de novembro de 1996.