Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Eleuthério Brum Negreiros (Cadeira No. 52)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 52 - Patrono: Paulo de Figueiredo Parreiras Horta

Eleito: 20/09/1979 - Posse: 06/11/1979 - sob a Presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Deolindo de Souza Gomes Couto

Antecessor: René Laclette

Falecido: 19/11/1996

Nasceu em 08 de janeiro de 1921, no Rio Grande do Sul.

Filho de Graciliano Negreiros e Henedina Brum Negreiros.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1943.

Após sua formatura, deslocou-se para Nova York, onde realizou longo estágio, adquirindo grande conhecimento em imunopatologia alérgica. No New York Skin and Cancer, da New York University, recebeu e absorveu os ensinamentos do Professor Marion Sulzberger, e de seu não menos notável sucessor, Professor Rudolf L. Baer, dos quais se tornou amigo.

Foi interno do Serviço de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil e Professor Titular de Alergia Clínica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC. Fundou o Departamento de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, em 1953, onde criou um ambulatório especializado no atendimento aos portadores de doenças alérgicas e implantou o primeiro serviço universitário especializado em Alergia no Brasil. Neste Serviço foram formados inúmeros médicos especialistas em Alergia e Imunologia, hoje renomados no Brasil e na América Latina.

O Acadêmico foi fundador e membro de várias Sociedades Médicas, como a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, da qual foi Sócio Fundador em 1946. Foi Presidente de Honra do XX Congresso Brasileiro de Alergia em 1986, no Rio de Janeiro. Participou de congressos internacionais e nacionais, apresentou e publicou trabalhos e foi incentivador de diversas atividades científicas. Foi também Benemérito do clube Botafogo de Futebol e Regatas.

Entre as inúmeras láureas recebidas, é possível destacar o Prêmio Hélion Póvoa (1951); o International Association of Allergy Achievement Award (1974) e a maior distinção outorgada pela ANM a médicos nacionais ou estrangeiros, o Prêmio Alfred Junikowsky (1991).

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Atopia – Conceito, Clínica, Imunologia, Tratamento”.

Faleceu em 19 de novembro de 1996.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150