Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Eduardo Augusto de Menezes

Membro Titular

Eleito: 07/04/1885 - Posse: 07/04/1885 - sob a Presidência de Agostinho José de Souza Lima

Falecido: 27/03/1923

Nasceu em 14 de novembro de 1857, na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Filho de Camilo Maria de Menezes.

Doutorou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1882, defendendo a tese intitulada “O valor das injeções hipodérmicas”.

Após graduar-se, em 1883, foi nomeado adjunto na Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1885, apresentando a memória intitulada “Dos abcessos latentes do fígado”.

Dedicou-se a carreira de docente, priorizando o ensino em Estados próximos ao Rio de Janeiro, em especial, na cidade de Juiz de Fora, onde fora professor da Faculdade de Direto de Juiz de Fora, diretor e professor da Escola de Farmácia de Juiz de Fora. Era visionário e seus esforços para a ampliação do ensino superior de qualidade o levaram a fundar a primeira Escola de Farmácia e Odontologia O’Granbery em Juiz de Fora.

Ainda na cidade de Juiz de Fora, exerceu os cargos de diretor do Instituto Pasteur e diretor Dispensário Antituberculoso, que levou seu nome.

Foi membro de conselhos e comissões examinadoras para magistério superior, sociedades e associações nacionais e internacionais, tais como membro da Comissão Sanitária da Corte, membro da Sociedade Astronômica da França, membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, presidente da Liga Mineira contra Tuberculose. Destacou-se como fundador e presidente da Sociedade de Medicina de Juiz de Fora.

Devido aos seus feitos pela medicina do país, recebeu o título de Comendador de Cristo e foi homenageado tendo seu nome em um logradouro público, Rua Doutor Eduardo de Menezes, na cidade de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais.

Faleceu em 27 de março de 1923, na cidade do Rio de Janeiro.