Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Sessão Solene – Celebração do 189º aniversário da Academia Nacional de Medicina

No último dia 30 de junho, a Academia Nacional de Medicina completou 189 anos, e diante de Acadêmicos, autoridades e convidados, a mais antiga instituição médica, científica e cultural do Brasil celebrou na sexta-feira (29), sua ininterrupta história de contribuições para o estudo, discussão e desenvolvimento das práticas médicas, em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro.

Na Mesa Diretora: o Dr. Jorge Darze, os Acads. Pietro Novellino, José Galvão-Alves, Jorge Alberto Costa e Silva (Presidente), Ricardo Cruz e Antonio Nardi, junto ao Dr. Lincoln Ferreira

A Mesa Diretora da solenidade foi constituída pelo Presidente da ANM Jorge Alberto Costa e Silva, os Acadêmicos Antonio Egídio Nardi (1º Vice-Presidente), José Galvão-Alves (Secretário-Geral), Ricardo José Lopes da Cruz (1º Secretário), e o ex-Presidente Pietro Novellino. Dentre as autoridades que integraram a mesa estavam o Dr. Lincoln Lopes Ferreira (Presidente da Associação Médica Brasileira), Dr. Jorge Darze (Presidente da Federação Nacional dos Médicos), Dr. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro), Dr. Nelson Nahon (Presidente do CREMERJ), Dr. Francisco Horta (Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro), Dr. Miguel Burnier (Diretor da McGill University – Canadá), João Ricardo Moderno (Presidente da Academia Brasileira de Filosofia), o Contra-Almirante Sergio Chaves Junior (Diretor da Escola de Guerra da Escola Naval da Marinha do Brasil), Dr. José Itamar Abreu Costa (Presidente da Academia de Medicina do Piauí), Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente da Academia Nacional de Farmácia), e o Major-Brigadeiro José Luis Ribeiro Miguel (Diretor de Saúde da Aeronáutica Brasileira).

Após a execução do Hino Nacional, o Acadêmico Ricardo Cruz fez a leitura das mensagens de congratulação recebidas pela Academia Nacional de Medicina e anunciou os representantes das instituições presentes. Em seguida, o Acadêmico José Galvão-Alves apresentou o relatório de atividades acadêmicas realizadas no período de julho de 2017 a junho de 2018, entre elas reuniões de Diretoria e sessões científicas abertas ao público, como simpósios, conferências e oficinas diagnósticas. Destacou ainda realizações como o Curso de Atualização em Ciências Médicas, encontros de Ligas Acadêmicas de diversas faculdades de medicina e uma visita guiada pelas instalações da Academia Nacional de Medicina, prática que poderá se repetir em anos futuros por inúmeras faculdades. Finalizou agradecendo a todos pelo estímulo à continuidade da história de glória da Academia e sua grande contribuição para o desenvolvimento da saúde e da sociedade brasileira.

O Secretário-Geral, Acad. José Galvão-Alves

O Acadêmico Omar da Rosa Santos, orador oficial da cerimônia, proferiu discurso em homenagem ao Honorário Sami Arap, falecido em 15 de março de 2018, e ao Acadêmico Nestor Schor, falecido em 3 de fevereiro de 2018, destacando que está sendo preparado um livreto especial em homenagem à sua memória. Saudou ainda os novos Acadêmicos Jorge Fonte de Rezende Filho, José Horácio Costa Aboudib, Rui Monteiro de Barros Maciel e Maurício Magalhães Costa, que ingressaram como titulares este ano na ANM.

O Acad. Omar da Rosa Santos, Orador, relembrou os saudosos Acadêmicos falecidos

Em seguida, foi realizada a entrega de prêmios oficiais da Academia Nacional de Medicina. O Acadêmico Galvão-Alves entregou o Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina Miguel de Oliveira Couto, da Secção de Cirurgia, ao Dr. Alexandre Siciliano Colafranceschi e demais coautores colaboradores do trabalho vencedor “Ventrículo Artificial de Terceira Geração e a Terapia de Longo Prazo para Insuficiência Cardíaca”; o Acadêmico Egídio Nardi fez a entrega do Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina José Leme Lopes, Secção de Medicina, ao vencedor Dr. Walter dos Santos Gonçalves, pelo trabalho “Função Sexual no Transtorno Depressivo Maior e Transtorno Depressivo Persistente” e seus demais coautores e colaboradores. O Prêmio Academia Nacional de Medicina foi entregue ao Professor Clovis Orlando da Fonseca, pelas mãos do Presidente Jorge Alberto Costa e Silva, pelo trabalho “Pesquisa Clínica da Eficácia do Álcool Perílico, um Constituinte Natural de Óleos Essenciais, no Tratamento dos Tumores Cerebrais Malignos”. O Presidente da ANM anunciou também os Prêmios Acadêmicos para 2019: Prêmio Academia Nacional de Medicina, Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina e Prêmio Fernandes Figueira.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva encerrou a solenidade proferindo emocionado discurso sobre a história da Academia Nacional de Medicina, no qual destacou o papel da instituição na sociedade brasileira e os desafios que superou ao longo de seus 189 anos para contribuir com o estudo e a prática da medicina por meio de suas atividades científico‐culturais. Anunciou a inauguração do Centro da Memória Médica em outubro deste ano, um antigo sonho de Acadêmicos, diretorias e presidentes, que será concretizado em novas e modernas instalações, e aberto ao público em lojas do andar térreo, no prédio da ANM. Ressaltou, por fim, que as instalações abrigarão o maior acervo intelectual e cultural sobre o desenvolvimento da medicina do país.

O Presidente Jorge Alberto Costa e Silva durante seu discurso

O Presidente ressaltou as características de sua gestão, que teve início em julho de 2017, baseada na união dos membros da diretoria, conciliando diferenças a fim de buscar os melhores resultados para a instituição. Enfatizou a importância da abordagem humanista, ética, moral e de acordo com direitos humanos que vem sendo promovida nas atividades realizadas pela Academia, fomentando a reflexão e o debate a respeito do indivíduo e da sociedade no momento histórico vivido no Brasil. O Acadêmico se declarou honrado pela dedicação, respeito e afeto com que os 15 membros da diretoria se dedicam à casa, bem como os demais confrades, e agradeceu com alegria e satisfação pelo grande trabalho desenvolvido.

Acadêmicos celebram os 189 anos da Academia Nacional de Medicina no Salão Nobre da instituição

Concluiu a solenidade agradecendo a colaboração de membros titulares, honorários e correspondentes pela participação em prol do objetivo de fortalecer e nutrir a quase bicentenária Academia Nacional de Medicina. Ao final da cerimônia, foi oferecido coquetel aos convidados no Salão Nobre, onde os Acadêmicos se reuniram para festejar os 189 anos da instituição.

Agenda

Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150