Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Edgard Magalhães Gomes (Cadeira No. 12)

Membro Emérito

Secção de Medicina

Cadeira No. 12 - Patrono: Pedro de Almeida Magalhães

Eleito: 22/11/1945 - Posse: 13/06/1945 - sob a Presidência de Antonio Austregésilo Rodrigues Lima

Saudado por Deolindo Augusto de Nunes Couto

Antecessor: Raul Pitanga Santos

Emérito: 10/07/1945

Falecido: 19/10/1986

Presidente da Academia Nacional de Medicina - 1975 a 1977

O Dr. Edgard Magalhães Gomes nasceu em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro no dia 02 de novembro de 1901. Filho de Horácio Magalhães Gomes e Lucila Magalhães Gomes.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1926.

Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 13 de junho de 1946 apresentando Memória intitulada “Aspectos anátomo-clínicos da Cardiopatia Reumática”. Tornou-se Emérito em 1945, Vice-presidente entre 1972 e 1974 e Presidente entre 1975 e 1977. Segundo o Acadêmico e Presidente Francisco Sampaio, Magalhães Gomes foi o Acadêmico responsável por mandar confeccionar os Painéis do Salão Nobre pelo famoso pintor Castellane, apesar da resistência que recebeu de alguns membros da Diretoria na época em que propôs, nos anos 1976-1977.

Professor Catedrático de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas; Docente livre das cadeiras de Clínica Médica e de Propedêutica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, de Clínica Médica da Faculdade Fluminense de Medicina e, da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (das quais tornou-se Catedrático de Clínica Médica).

Foi também Livre Docente da Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hannemaniano (Alopatia). Professor Titular da Faculdade de Medicina Souza Marques. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, posteriormente emérito.

O Professor Magalhães Gomes foi chefe das, 9ª e 22ª Enfermarias do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e Irmão-mesário desta Irmandade. Além disso, foi Membro das Sociedades Brasileiras de Radiologia e de Gastroenterologia, Membro Titular da Academia Fluminense de Letras e da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Oftalmologia, Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar, da Sociedade Brasileira de Reumatologia e da Sociedade de Cardiologia da França, Colômbia, México, Uruguai e do Colégio Americano de Cardiologia.

O Dr. Magalhães Gomes foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e membro do Instituto Histórico de Petrópolis. Recebeu o Prêmio Alfred Jurzykowsky, da Academia Nacional de Medicina, a medalha da Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico.

Faleceu em 19 de outubro de 1986.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150