Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Diretoria institui os Núcleos de Relações Institucionais da ANM

Em um cenário de constante globalização e motivada pelo trabalho iniciado pelas gestões anteriores, a atual gestão da Academia Nacional de Medicina iniciou a estruturação de dois novos núcleos de Relações Institucionais: um voltado para a atuação nacional da Academia e outro voltado para a atuação internacional.

Essa ação origina-se da compreensão de que a Academia Nacional de Medicina, como instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, possui um papel importante no estreitamento das relações entre instituições dentro e fora do país, exercendo uma verdadeira “diplomacia cultural”.

Para fortalecer a presença da Academia nos territórios nacional e internacional, a atual Diretoria vem incentivando fortemente a interação nas mais diversas áreas, englobando as ciências humanas, ciências exatas e as ciências da natureza e Saúde.

Por meio do estabelecimento de acordos de cooperação envolvendo a troca de informação e a realização de atividades científicas, a ANM aumenta cada vez mais sua atuação neste momento de romper fronteiras, não de "construir muros".

Para o Núcleo de Relações Institucionais Nacionais, foi designado o Acadêmico José de Jesus Peixoto Camargo. O Acadêmico José Camargo graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 1970, optando pela Cirurgia Torácica. É o idealizador e dirigente do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre; Diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho e da Santa Casa. Foi o pioneiro em transplante de pulmão no Brasil e da América Latina em 1989, sendo o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos em 1999. É responsável por dois terços dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil. Realizou mais de 30 mil cirurgias de tórax. Tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países.

Para o Núcleo de Relações Institucionais Internacionais, foi designado o Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral. O Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral  graduou-se em Medicina pela EPM-UNIFESP, em 1976 (diploma reconhecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal, em 2005). Foi Presidente da Associação Paulista de Medicina, gestões 1999-2002 e 2002–2005; Presidente da Associação Médica Brasileira, gestões 2005-2008 e 2008–2011. É Membro fundador (2006) da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), entidade que presidiu em 2010-2011. Foi Presidente da Associação Médica Mundial/World Medical Association, gestão 2011-2012. Tem experiência clínica na área da Medicina, nas especialidades Anestesiologia e Medicina Intensiva, sendo membro das Sociedades Brasileira (SBA) e Portuguesa de Anestesiologia (SPA), bem como da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB). A SBA instituiu o “Prêmio Dr. José Luiz Gomes do Amaral”,  conferido ao médico em especialização (ME) em Centro de Ensino e Treinamento (CET) credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que durante o terceiro ano de sua especialização obteve a maior nota na prova nacional para ME elaborada pela SBA.

 


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150