Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Celso Marques Portela (Cadeira No. 66)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 66 - Patrono: José Cardoso de Moura Brasil

Eleito: 27/09/1990 - Posse: 23/04/1991 - sob a presidência de Jorge Sampaio de Marsillac Motta

Saudado por: Pedro Monteiro Sampaio

Antecessor: Luiz Beethoven Dantas do Amaral

Nasceu em 11 de maio de 1937, em Araguari, Minas Gerais.

Filho de Wenefredo Bacelar Portela e Dinah Marques Portela.

Graduou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina em 1961. Doutor em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atual UNIRIO (1968). Livre-docente em Clínica Cirúrgica pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (1969). Especialista em Cirurgia Geral conferido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Como estudante, trabalhou como Monitor de Anatomia, Interno da Cadeira de Clínica Médica do Professor Clementino Fraga (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro) e no Serviço de Cirurgia do Professor Lúcio Galvão (Hospital de Ipanema). Foi Auxiliar Acadêmico da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Distrito Federal.

Médico do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Ipanema e do Hospital Miguel Couto, até aposentar-se do Serviço Público.

Certificado de habilitação em Cirurgia Videolaparoscópica conferido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Associação Médica Brasileira. Certificado de habilitação em Cirurgia Oncológica conferido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Fez estágios, como visitante, no Jackson Memorial em Miami; no Texas Medical Center do Baylor College of Medicine, em Houston, e no Hospital das Forças Armadas da Venezuela.

Participou ativamente no Programa de Residência Médica do Hospital de Ipanema (INPS) do Rio de Janeiro, desde o seu início até a presente data, ministrando aulas e organizando cursos. Foi Presidente da Comissão de Residentes do referido Hospital em 1972 e Coordenador da Residência Médica (1976).

Participou de inúmeros congressos e jornadas no Brasil e no exterior. Publicou vários artigos e escreveu capítulos de livros da especialidade

Fellow do American College of Surgeons e Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Membro da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia (1969); Membro Correspondente da Sociedade Venezuelana de Cirurgia (1990);

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Divertículos do Esôfago”.


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150