Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Natalino Salgado Filho (Cadeira No. 19)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 19 - Patrono: Manoel Vitorino Pereira

Eleito: 27/10/2016 - Posse: 11/04/2017 – sob a presidência de Francisco José Barcellos Sampaio

Saudado por: Omar da Rosa Santos

Antecessor: Clementino Fraga Filho

Nasceu em 25 de julho de 1946, na cidade de Cururupu (MA).

Filho de Natalino Salgado e Ivete Caldeira Salgado.

Após concluir sua educação elementar em Cururupu, transferiu-se para São Luís, cujo Colégio de São Luiz cursou o antigo ginasial e científico. Em 1973 graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( Hospital Pedro Ernesto).

Em 1975 ingressou no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atualmente incorporado no Ministério da Saúde. Em 1978, fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, sendo responsável por trazer para São Luís o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado do Maranhão. 1980 fundou a primeira Residência

Médica no Estado do Maranhão.

Mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-1987), e, na mesma instituição, concluiu seu doutorado (1994). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.

Professor Titular do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da UFMA, é também docente de diversos Programas de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão, como os Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança.

Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia biênio 2007-2008. Em 1989, presidiu o Conselho de Cogestão do Hospital do Instituto de Presidência do Estado do Maranhão-IPEM. Foi Presidente da Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990/1991.Com a criação do Hospital Universitário/UFMA, integrou seu Conselho Administrativo (1990-1994) e chefiou o Serviço de Nefrologia (1991-2010). Diretor Geral do Hospital Universitário no período de 1997 a 2007, foi eleito Reitor da Universidade Federal do Maranhão, com 2 mandatos, de 2007 a 2015.

Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. É Membro das Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, Maranhense de Ciências, Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e SOBRAMES.

Além deste fato, é Membro do Comitê de Ligas Estudantis de apoio à Nefrologia; Editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology. É Chefe do Serviço de Nefrologia do HUUFMA e Coordenador do Projeto PREVRENAL. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando nos temas: Hipertensão Arterial e Doença Renal Crônica.

Publicou mais de 400 trabalhos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. Possui inúmeras condecorações e títulos honoríficos. Publicou dez livros, sendo o último “ Faculdade de Medicina da UFMA – uma história de 59 anos.