Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Natalino Salgado Filho (Cadeira No. 19)

Membro Titular

Secção de Medicina

Cadeira No. 19 - Patrono: Manoel Vitorino Pereira

Eleito: 27/10/2016 - Posse: 11/04/2017 – sob a Presidência de Francisco José Barcellos Sampaio

Saudado por: Omar da Rosa Santos

Antecessor: Clementino Fraga Filho

Nasceu em 25 de julho de 1946, na cidade de Cururupu (MA). Filho de Natalino Salgado e Ivete Caldeira Salgado.

Após concluir a educação elementar em Cururupu, transferiu-se para São Luís para cursar o ginasial e o científico no Colégio de São Luiz. Em 197, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto).

Em 1975, ingressou no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atualmente incorporado no Ministério da Saúde. Em 1978, fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, foi responsável por trazer para São Luís o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado do Maranhão. Em 1980, fundou a primeira Residência Médica no Estado do Maranhão.

Mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-1987), e, na mesma instituição, concluiu seu doutorado (1994). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.

Professor Titular do Departamento de Medicina do Centro de Ciências Biológicas da Saúde da UFMA, é também docente de diversos Programas de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão, como os Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança.

Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia no biênio 2007-2008. Em 1989, presidiu o Conselho de Cogestão do Hospital do Instituto de Presidência do Estado do Maranhão – IPEM. Foi Presidente da Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990/1991. Com a criação do Hospital Universitário/UFMA, integrou seu Conselho Administrativo (1990-1994) e chefiou o Serviço de Nefrologia (1991-2010). Foi Diretor Geral do Hospital Universitário no período de 1997 a 2007, e sagrou-se eleito Reitor da Universidade Federal do Maranhão, para 2 mandatos, de 2007 a 2015.

Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. É Membro das Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, Maranhense de Ciências, Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e SOBRAMES.

Além disso, é Membro do Comitê de Ligas Estudantis de apoio à Nefrologia; Editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology. É Chefe do Serviço de Nefrologia do HUUFMA e Coordenador do Projeto PREVRENAL. Dedica-se, em Nefrologia, aos temas da Hipertensão Arterial e Doença Renal Crônica.

Publicou mais de 400 trabalhos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. Possui diversas condecorações e títulos honoríficos.

Currículo Lattes

Livro de Posse

Memória: "Avaliação dos marcadoresde lesão renal e co-morbidades em afrodescendentes de comunidades remanescentes de quilombo".


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150