Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Carlos Américo Paiva Gonçalves Filho (Cadeira No. 72)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 72 - Patrono: Belmiro de Lima Valverde

Eleito: 18/10/1979 - Posse: 27/11/1979 - sob a presidência de José Leme Lopes

Saudado por: Sylvio Fraga

Antecessor: Sylvio d’Avila

Nasceu em 25 de maio de 1929, no Rio de Janeiro (RJ).

Filho de Carlos Paiva Gonçalves e Ires Reis Paiva Gonçalves.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1954). Possui especialização em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1958) e Doutorado também pela UFRJ (1963).

Professor Titular de Oftalmologia da Escola de Medicina Souza Marques, Professor Associado de Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor Efetivo de Oftalmologia da Escola de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Foi Livre Docente de Oftalmologia e Chefe de Serviço de Olhos do Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ.

Fundou o Centro de Estudos Oftalmológicos da Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ. Chefe do Serviço de Olhos do Hospital Geral (1ª Enfermaria) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de janeiro e do Hospital Aristarcho Pessoa.

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Presidiu, ainda, a Comissão da Prevenção da Cegueira no Brasil.

Membro de diversas sociedades de oftalmologia, entre elas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e a Sociedade de Professores de Oftalmologia do Estado do Rio de Janeiro, sendo um dos fundadores e Secretário Geral da 1ª Diretoria. Eleito para o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Integrante de Comissões da Diretoria do C.B.O. e da Diretoria da S.B.O; Membro do Conselho Ecletorial dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Membro da Câmara de Oftalmologia do CREMERJ.

Recebeu diversos prêmios e homenagens, participou de congressos nacionais e internacionais, teve dezenas de trabalhos publicados e integrou comissões examinadoras de concursos.

Idealizador da Cânula de Aspiração/Irrigação para a Cirurgia da Catarata e fabricada pela D.E. do Brasil.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Ceropatias Pontuadas”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150