Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Bento Mario Villamil Gonçalves (Cadeira No. 86)

Membro Titular

Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Cadeira No. 86 - Patrono: Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas

Eleito: 06/12/1990 - Posse: 09/04/1991 - sob a presidência de Jorge Sampaio de Marsillac Motta

Saudado por: José Hilário de Oliveira e Silva

Antecessor: Carlos Chagas Filho

Falecido: 28/03/1995

Nasceu em 1º de setembro de 1928, em Bagé (RS).

Filho de Xavier Gonçalves da Silva e Ebenilda Villamil Gonçalves.

Graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1952.

Interno oficial e Monitor da 3ª Cadeira de Clínica Cirúrgica do Serviço do Professor Araújo, no Hospital Moncorvo Filho, sendo então responsável pelo setor de Anestesia. Foi admitido em 1951 como Aspirante da recém-formada Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Estagiou na Cátedra de Tisiologia da Faculdade Nacional de Medicina a partir de 1951, permanecendo responsável pelo setor de Anestesia até o ano de 1957.

Responsável pelo Serviço de Anestesiologia do Hospital Abrigo Clemente Ferreira; Médico Assistente do Hospital Pronto Socorro; Chefe do Serviço de Anestesiologia e Gasoterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Responsável pelo Serviço de Gasoterapia do Hospital Pedro Ernesto; Diretor Presidente da Superintendência da Suseme; Chefe do Serviço de Anestesiologia e Gasoterapia do Hospital Miguel Couto e Chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi aprovado em concursos públicos, destacando-se, ainda durante o curso médico, o de Auxiliar Médico para a Prefeitura do Distrito Federal e, após a Graduação, o concurso para Anestesiologista do antigo IAPC. Em 1957, através de concurso de título e provas, recebeu o título de Especialista em Anestesiologia.

Em 1978, foi aprovado em concurso de Livre-docência do Departamento de Cirurgia (Anestesiologia) da Faculdade de Medicina da UFRJ e, após concurso de provas e títulos, indicado Professor Adjunto da mesma Instituição em 1980, onde foi designado Professor Responsável pela Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia. Em 1981, criou e coordenou o curso de Pós-Graduação em Anestesiologia da UFRJ, função que exerceu até 1984 quando, a seu pedido, afastou-se da Coordenação Geral, passando a Coordenador Adjunto.

Desde 1955, foi intensa sua participação em cursos, Simpósios etc., proferindo palestras e conferências em cursos oferecidos por diversas instituições como a Faculdade de Medicina da UFRJ, a UERJ, a Escola Paulista de Medicina, os Hospitais da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a Escola de Pós-Graduação da PUC. Além destes, participou de Congressos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; da Sociedade Brasileira de Cirurgia, realizados em diferentes Estados do país; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e em cursos patrocinados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia para a concessão de Título de Especialista, num total de 92 comunicações.

Sua produção técnica-científica é vasta, com 59 publicações contempladas em periódicos nacionais e internacionais. Particularmente da América Latina, escreveu capítulos de livros (14) e teses. Foi responsável pela elaboração de 32 editoriais em revistas de sua especialidade, versando sobre a filosofia e a práxis, bem como sobre as implicações socioeconômicas da Anestesia em nosso país.

Na ocasião de sua candidatura a Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Corticóides por via Peridural no Tratamento das Lombalgias – Avaliação Clínica”.

Faleceu em 28 de março de 1995.

Agenda
    Em maio
  • 30/5/2017 - 20:00 - Sessão Solene de Posse de Honorário Nacional - Dr. Miguel Srougi