Academia Nacional de Medicina

Português Inglês


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Rossano Kepler Alvim Fiorelli (Cadeira No. 21)

Membro Titular

Secção de Cirurgia

Cadeira No. 21 - Patrono: Fernando Ferreira Vaz

Eleito: 16/06/2016 - Posse: 30/08/2016 – sob a presidência de Francisco José Barcellos Sampaio

Saudado por: Pietro Novellino

Antecessor: Umberto Perrotta

Nascido a 12 de março de 1963, em Três Rios, Rio de Janeiro. Filho de Humberto Reis Fiorelli e Francisca Alvim Fiorelli. Descendente de família italiana (avós paternos da Província de Potenza e maternos de Bologna), sua família manteve uma vida humilde e digna ligada à agricultura e ao comércio.

Foi aprovado em 2º lugar para Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduou-se em 1988, tendo como patrono e paraninfo respectivamente os Acadêmicos Azor José de Lima e Carlos Alberto Basílio de Oliveira. Mestrado em Cirurgia Torácica (1997) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Cirurgia Geral – Setor Cirurgia Torácica (2001), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Livre-docência em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Realizou Residência Médica em Cirurgia Torácica no Serviço de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, acoplado ao Curso de Especialização em Cirurgia Torácica da PUC-RJ, sob a direção do Prof. Dr. Jesse Pandolpho Teixeira, considerado Mestre da Cirurgia Torácica Brasileira e um dos mais renomados cirurgiões torácicos do mundo.

Em 1990, realizou concurso da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para o cargo de Cirurgião Torácico, sendo aprovado em 1º lugar e passando a integrar o Serviço de Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), chefiado pelo Prof. Dr. Levão Bogossian.

Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da UNIRIO, por Concurso de Títulos e Provas (2002). Nesta mesma Universidade, foi Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Coordenador do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Cirurgia Geral, e, eleito por seus pares em 2013, Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada. Vice-Diretor da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO desde 2013.

Professor Titular de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS), desde 2013. Professor Coordenador da Disciplina de Clínica Cirúrgica Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá, desde 2013.

Recebeu a Comenda Medalha Barão Ribeiro de Sá, da Câmara de Vereadores de Três Rios (2009); Comenda Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (2010); Comenda Medalha Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2012); Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (2010).

Sua produção científica consta de 04 teses, 04 monografias, 50 trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais, 02 capítulos de libro e 01 livros publicado, além de 215 participações em Congressos, Jornadas e Simpósios.

É Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e das Sociedades de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, Brasileira e Sul-Americana de Cirurgia Torácica, Brasileira e Pan-Americana de Atendimento Integrado ao Trauma.

Na ocasião de sua posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Bócio Mergulhante: Resultados de 166 Casos Tratados Cirurgicamente”.

Currículo Lattes


Av. General Justo, 365, 7° andar
Rio de Janeiro - 20.021-130
Tel: (21) 3970-8150