Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Balthazar Vieira de Mello

Membro Titular

Eleito: 07/04/1885 - Posse: 07/04/1885 - sob a Presidência de Agostinho José de Souza Lima

Nasceu em 27 de maio de 1857, na cidade de Divina Pastora, no Estado de Sergipe. Filho de Balthazar Vieira de Mello e de D. Rosa Maria de Mello.

Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1883, defendendo a tese intitulada “Natureza e tratamento da elefantíase dos árabes”.

Eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1885. Sua cerimônia de posse ocorreu no mesmo dia de sua eleição, sendo presidida pelo Acad. Agostinho José de Souza Lima.

Exerceu à sua especialidade médica no Estado de São Paulo, onde tornou-se funcionário público e escritor. Intelectual de destaque no campo da inspeção médica nas escolas, sendo considerado o pioneiro em São Paulo, o que o levou a ser o primeiro diretor da Inspeção Escolar Paulista, de 1911 a 1920 e médico do Serviço de Higiene em São Paulo.

Publicou vários trabalhos de sua especialidade, dentre estes “Nota sobre um caso de encefalopatia histérica, reputado sifilítica”, “Da heredo-sífilis como fator patogênico da histeria e da epilepsia”, “Paralelo entre a febre amarela e a febre tifóidea”, “A Organização do Serviço de Inspeção Médico Sanitária nas Escolas em São Paulo”, "A higiene na escola" (1902) e “Higiene Escolar e Pedagogia” (1917).

Colaborou como redator para o “Jornal do Commercio”, “O Paiz”, “Correio Paulistano” e na área médica foi redator da “Annual of the Universal Medical Sciences”, “União Médica”, “Imprensa Médica”.

Foi membro de conselhos, sociedades e associações nacionais e internacionais, tal como membro-correspondente do Círculo Médico Argentino.