Academia Nacional de Medicina

Av. General Justo, 365, 7° andar, Rio de Janeiro - 20.021-130 - Tel: (21) 3970-8150
Busca


Anais da Academia

Veja a última edição do
Anais da academia

Augusto José Pereira das Neves

Membro Titular

Eleito: 16/05/1869 - Posse: 02/08/1869 – Sob a presidência de José Pereira Rego (Barão do Lavradio)

Falecido: 28/11/1896

Nascido a 20 de dezembro de 1836, na Bahia. Filho de Manoel José Caminhoá e de D. Luiza Monteiro Caminhoá.

Foi Diretor do Hospício de Nossa Senhora da Saúde, na Gamboa.

O acesso a conhecimentos médicos não lhe garantiu a saúde dos filhos. O Dr. Augusto José Pereira das Neves teve dez filhos; destes, uma menina nasceu morta e dois outros morreram sem completar cinco anos. O médico Augusto José Pereira das Neves, em suas memórias, assim referiu-se à esposa que, entre 1864 e 1884, teve dez filhos e (sendo mulher de médico) fez questão de todos amamentar: "Todos estes filhos foram amamentados por Joanna, o que muito a debilitou, nunca engordando e ficando sempre de saúde fraca, mas ela fez questão de criar seus filhos... Deus ampare e proteja a esses meus filhos e a sua boa e dedicada mãe".

Em um interessante manuscrito, denominado “Meu Nascimento e Factos mais Notáveis da Minha Vida”, rememora os fatos mais significativos de sua vida. Aí encontram-se referendados os ritos da vida católica à época. Logo no início do manuscrito, faz uma breve biografia de cada um de seus 10 filhos. Em tais sumários biográficos a data com hora e o local do batismo são informações indispensáveis, seguido do enterro quando os filhos morriam pequenos.

Na ocasião de sua posse na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Duas Palavras sobre a Varíola”.

Faleceu a 28 de novembro de 1896.